Home > Notícias > TRAMANDAÍ – Na Câmara Municipal, sindicato defende trabalhadores do hospital

04/05/2018 - TRAMANDAÍ – Na Câmara Municipal, sindicato defende trabalhadores do hospital

Ontem à noite, o secretário-geral Julio Jesien representou o Sindisaúde-RS na defesa dos trabalhadores do Hospital Tramandaí, em audiência pública na Câmara de Vereadores do município, convocada pela Comissão de Saúde da casa. O hospital é referência para mais de 20 cidades da região, mas a situação é crítica. Acompanharam Jesien o presidente do sindicato, Arlindo Ritter, e o diretor Júlio Duarte.

Jesien (ao microfone) expôs para a Comissão a grave situação dos trabalhadores do hospital. Foto: Julio Duarte (Arquivo pessoal)

“Os trabalhadores estão com os salários congelados há 4 anos. Nem mesmo a reposição da inflação lhes foi paga”, explicou Jesien, que expôs esta situação para os parlamentares e cidadãos no plenário.

Desde dezembro de 2017, quando salários começaram a ser atrasados, o sindicato tem repetidamente comparecido à cidade para auxiliar os funcionários. “Estamos muito preocupados com um possível colapso na saúde pública da região”, disse Jesien.

Propostas

No caso da audiência de ontem, foi debatida a falta de participação financeira dos municípios da região na manutenção de seu principal hospital.

O deputado estadual Gabriel Souza (PMDB) cobrou o Poder Executivo ao lembrar que todas as cidades que possuem um hospital aportam recursos para a manutenção dos serviços, sendo Tramandaí uma exceção.

Nessa mesma linha, as prefeituras de Imbé, Pinhal e Cidreira também foram cobradas, por meio de seus secretários de saúde, presentes à audiência, a participarem do financiamento do hospital, dado que se utilizam regularmente dos serviços do Hospital Tramandaí.

Retorno do sindicato

O Sindisaúde-RS voltará à cidade no dia 14/05, quando utilizará a tribuna popular da Câmara para continuar a defesa dos trabalhadores do hospital.