Home > Notícias > TRAMANDAÍ - Sindicato fecha 1º Acordo Coletivo da história, com reajuste confirmado!

30/08/2019 - TRAMANDAÍ - Sindicato fecha 1º Acordo Coletivo da história, com reajuste confirmado!

Só a luta garante direitos!

Tramandaí é exemplo de que a confiança da categoria no seu sindicato só traz bons resultados para os trabalhadores. Os nossos colegas do Hospital Tramandaí conviveram durante anos com atrasos de salário, no pagamento de direitos, com a falta de reajuste e uma série de outros problemas. Para resolvê-los, pontualmente o Sindisaúde-RS foi convocado pela categoria, e sempre alcançou a resolução dos problemas. Mas nesta quinta (29) a diretoria do sindicato trouxe aos trabalhadores a melhor notícia em anos: o 1º Acordo Coletivo da história da instituição, com reajuste salarial que não vinha há 4 anos e a garantia, para os trabalhadores, de uma parte dos direitos históricos conquistados pelo Sindisaúde-RS ao longo dos anos (confira abaixo)

Mais de 50 trabalhadores aprovaram o Acordo por unanimidade na tarde de quinta, em assembleia realizada atrás do hospital. Além disso, a categoria aprovou a contribuição correspondente a um dia de trabalho para a manutenção da atividade sindical, tão logo o Acordo seja ratificado pelo Ministério do Trabalho. O sindicato disponibilizará o Acordo em seu site logo que possível.

Julio Duarte (esq.) e Julio Jesien conduziram as negociações ao longo desses anos

Reajuste garantido!

O reajuste de 4,67% será pago da seguinte maneira:

- a 1ª parcela paga com retroatividade a 1º de julho de 2019, no valor de 2,62%

- a 2ª parcela será paga a partir de 1º de dezembro de 2019, no valor de 2%

Obs.: a segunda parcela incide sobre a primeira, totalizando 4,67% de reajuste, o que corresponde à inflação do período.

Jesien conduziu a assembleia de quinta

Direitos acima da lei para os trabalhadores!

Abaixo, você pode conferir alguns dos direitos que serão aplicados no Acordo Coletivo em Tramandaí. São direitos que ou não constam da CLT, ou constam em patamares inferiores.

Reajuste e aumentos salariais: desde Collor, vigora a livre negociação. Todos os reajustes e aumentos nas últimas décadas só vieram por causa do sindicato, não por bondade do patrão.

• Adicional de 100%: para horas extraordinárias após as duas primeiras ( pela CLT, só 50%).

• Adicional noturno: 50% da hora diurna (pela CLT, só 20%).

• Adicional de 100% no trabalho em domingo ou feriado ou dia de descanso semanal remunerado.

• Auxílio-funeral: um salário-base (limitado ao teto da previdência).

A importância de fechar o 1º Acordo

Para fins de explicação, o fechamento do 1º Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para os trabalhadores do Hospital Tramandaí é de suma importância por vários motivos. O primeiro é que, com a vigência do acordado sobre o legislado trazido pela Reforma Trabalhista, tudo o que consta do ACT tem força de lei. Dessa maneira, os trabalhadores estarão protegidos sob o guarda-chuva de direitos conquistado pelo Sindisaúde-RS ao longo dos anos. A partir de agora até a próxima data-base (1º abril de 2020), a gestão não pode deixar de pagar, por exemplo, o adicional noturno a 50% ou as horas-extras a 100% (após as duas primeiras), conquistas do sindicato cujos percentuais estão acima da CLT.

Outro importante motivo é que, após o fechamento de um 1º ACT, a categoria tem agora condições de, junto ao sindicato, lutar ano após ano por avanços nos seus direitos, tanto no que diz respeito ao reajuste salarial como pleitear qualquer direito social que entenda ser importante.

Crédito das fotos: Julio Duarte arquivo pessoal