Home > Notícias > Ato do Sindisaúde-RS no GHC mobiliza trabalhadores por valorização e direitos na Campanha Salarial 2026

29/04/2026 - Ato do Sindisaúde-RS no GHC mobiliza trabalhadores por valorização e direitos na Campanha Salarial 2026


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

Nesta terça-feira (28), trabalhadores da saúde estiveram em ato promovido pelo Sindisaúde-RS em frente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), fortalecendo a mobilização da Campanha Salarial 2026 e cobrando valorização concreta para quem sustenta a saúde pública diariamente.

Com o slogan “Cuidar é nosso trabalho, lutar é nosso direito! 20% já!”, a campanha denuncia que a categoria acumula mais de cinco anos sem aumento real de salário, recebendo apenas reajustes limitados à reposição da inflação, enquanto cresce a sobrecarga de trabalho e o custo de vida.

A pauta econômica aprovada em assembleia reivindica 3,77% de reposição pelo INPC, 12% de recuperação de perdas salariais e 5% de aumento real, totalizando os 20% defendidos pela categoria como patamar mínimo de justiça salarial.

Além da pauta financeira, os trabalhadores também cobram avanços em cláusulas sociais e de proteção à categoria, como a ampliação do auxílio-creche, medidas concretas contra assédio, discriminação e adoecimento no trabalho e a Cláusula Antifeminicídio, buscando mais segurança e estabilidade para mulheres.

Reunião com a direção do hospital

No início da tarde, representantes do sindicato e trabalhadores foram recebidos no prédio administrativo por Gilberto Barichello, diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, e por Quelen Tanize Alves da Silva, diretora de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação.

Durante a reunião, foram debatidas as reivindicações gerais da Campanha Salarial e, de forma específica no caso do GHC, a exigência de reajuste do vale-alimentação para R$ 1.500, valor aprovado em assembleia no dia 19 de março.

O presidente do Sindisaúde-RS, Rudinei, afirmou que “Vivemos a covid, vivemos a enchente e não somos valorizados. O trabalhador e a trabalhadora muitas vezes estão passando fome, o reajuste não acompanha o custo real de vida e coloca as pessoas em um situação complexa, trabalhando em dois ou três hospitais para tirar o sustento. Isso não pode continuar assim”.

Quelen abordou a situação da rede pública de saúde em Porto Alegre. Segundo ela, “Nós temos um caos de saúde dentro de Porto Alegre e por encargo do Governo Federal o Grupo Hospitalar Conceição está assumindo a administração de locais locais que não tiveram uma gestão eficaz anteriormente por uma questão de necessidade”

A administração do hospital também mencionou como impasse para o reajuste a legislação que restringe a revisão geral da remuneração de agentes públicos nos meses que antecedem eleições em ano eleitoral.

Ao final da reunião, a direção informou prazo de dez dias para retorno sobre a solicitação de reajuste do vale-alimentação.

A próxima rodada de negociação com o SINDIHOSPA está marcada para esta quarta-feira (29).

 

Texto: Imprensa Sindisaúde-RS
Fotos: Thales Renato Ferreira/Sindisaúde-RS - MtB 18.891



IMG_7212 IMG_7374 IMG_7410 IMG_7344 IMG_7249 IMG_7423 IMG_7298 IMG_7465 IMG_7473 IMG_7516 IMG_7543 IMG_7555 IMG_7649 IMG_7606 IMG_7677 IMG_7682 IMG_7663 IMG_7712 IMG_7746 IMG_7724 IMG_7843 IMG_7898 IMG_7857 IMG_7912 IMG_7928 IMG_7811 IMG_7948 IMG_7962 IMG_7977