Home > Notícias > CANOAS - Trabalhadoras(es) da saúde protestam por atraso de salários e más condições de trabalho

09/12/2024 - CANOAS - Trabalhadoras(es) da saúde protestam por atraso de salários e más condições de trabalho


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

 

Trabalhadoras e trabalhadores da saúde de Canoas protestaram, na tarde desta segunda-feira (09), em frente à Prefeitura da cidade reivindicando a regularização das condições de trabalho e dos salários da categoria. Os profissionais que laboram para o IBSaúde reclamam que há dois meses não recebem os repasses do piso da enfermagem e o vale-alimentação. Segundo eles, a empresa alega não ter recebido o repasse, no entanto, a Prefeitura demonstrou que o envio foi feito. Já os funcionários do HPS, informam que não foi paga a primeira parcela do 13º salário e os valores referentes às férias.  Enquanto as (os) trabalhadoras(es) do Hospital Nossa Senhora das Graças dizem que há FGTS não depositado, atraso no pagamento de férias e rescisórias não pagas.

A categoria fez uma caminhada até a Secretaria de Saúde do Município, onde diretores do Sindisaúde-RS e representantes dos trabalhadores foram recebidos pelo titular da pasta, Mauro Sparta, e assessores. Na ocasião, funcionários do CAPS Amanhecer denunciaram a situação precária na qual atuam há meses. Eles não têm recebido a alimentação adequada e já houve, inclusive, casos de ser entregue comida estragada, os profissionais não têm sala de descanso e trabalham com quadro insuficiente porque vários deixaram seus postos devido ao não pagamento de salários, principalmente médicos. Também foi relatada a falta de insumos e problemas com alimentação na UPA Boqueirão.

Os casos não são isolados a essas duas unidades, os profissionais de vários locais de saúde em Canoas descrevem grandes dificuldades com pagamentos e condições de trabalho.

Sobre o IBSSaúde, de acordo com Sparta, a Secretaria irá notificar a empresa. E quanto ao caso do CAPS, o secretario demonstrou o repasse referente aos valores de pagamento de novembro e se comprometeu em buscar junto à Secretaria da Fazenda uma forma de regularizar as pendências. Tal atitude foi confirmada pelo secretário João Portela que informou ao sindicato, no final da tarde, que o repasse será efetuado nessa terça-feira (10).