Home > Notícias > CARDIOLOGIA VIAMÃO - Sindicato avança por horas-extras para segurança, nutrição e higienização

23/03/2022 - CARDIOLOGIA VIAMÃO - Sindicato avança por horas-extras para segurança, nutrição e higienização

* com informações do Escritório Paese, Ferreira

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região - TRT4, por unanimidade, condenou a Fundação Universitária de Cardiologia - Hospital Viamão ao pagamento de horas extras decorrentes do aumento de carga horária dos trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS, em ação coletiva formulada pelo Escritório Paese Ferreira. Cabe recurso.

O que é a ação?

A entidade de saúde de Viamão alterou, de forma unilateral, as jornadas de trabalho dos empregados formalmente enquadrados nos cargos de segurança, nutrição e higienização de 41 horas semanais para 44 horas, sem o pagamento das horas excedentes.

A decisão

Os magistrados reconheceram a nulidade da alteração da carga horária semanal e deferiram o pagamento de horas extras, consideradas como tais as praticadas entre a 41ª e a 44ª hora semanal, em parcelas vencidas e vincendas, com reflexos em 13º salários, férias com 1/3 e FGTS.

Na sustentação oral do advogado Luis Felipe Bica Martins, destacou-se que o acréscimo de três horas semanais (e, por consequência, 12 horas mensais) impagas prejudica os trabalhadores, pois estes "já estavam habituados àquela jornada, bem como, muitos deles, têm outros empregos no turno inverso", reduzindo o tempo à disposição de suas famílias.

Trabalhadores já dispensados

Os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS e dispensados sem justo motivo no curso da ação também deverão receber o pagamento das horas extras, com reflexos em indenização correspondente ao aviso prévio e indenização compensatória de 40% sobre o FGTS.

Associe-se online!

Clique aqui para se filiar! De quebra, você tem acesso a benefícios.