Home > Notícias > COREN-RS – Sindicato encaminha denúncias da categoria em hospitais da base

28/07/2022 - COREN-RS – Sindicato encaminha denúncias da categoria em hospitais da base

Na tarde de quinta-feira (28), a vice-presidenta do Sindisaúde-RS, Claudete Miranda, e a delegada sindical na Santa Casa, Bárbara Araújo, reuniram-se com a presidenta do Coren-RS,  Rosangela Schneider. No encontro, encaminharam diversas denúncias feitas pela categoria ao sindicato nos últimos meses, em especial Santa Casa, Grupo Hospitalar Conceição e Instituto Cardiologia. O pedido de reunião partiu de questões relacionadas aos processos de trabalho de auxiliares e técnicas (os) de enfermagem.

"Em virtude desses problemas, tem ocorrido uma sobrecarga de trabalho que deixa a categoria na iminência do erro, impactando na saúde mental. E obviamente, também há o desgaste físico", comentou Claudete. Alguns desses processos estão em desacordo com as resoluções do Cofen.

Claudete e Bárbara aproveitaram ainda para levar outras denúncias ao Conselho. O órgão se comprometeu a realizar as averiguações e dar retorno ao sindicato, quando então será agendado novo encontro. Também participaram da reunião de quinta-feira o conselheiro secretário do Coren-RS, Enfermeiro Antônio Tolla da Silva, e o Responsável Técnico pelo Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS, Enfermeiro João Carlos da Silva.

Confira as denúncias abaixo.

- VNI e BIPAP

Foi relatado que técnicas (os) de enfermagem tem ficado, muitas vezes, com mais de um paciente em uso de VNI, devido ao advento do uso contínuo em áreas abertas desse aparelho. Com essa nova situação em vista, e visando a proteger a categoria, Claudete e Bárbara solicitaram ao Coren-RS um posicionamento sobre dimensionamento de pessoal, sobre artigos que regulem o uso desses aparelhos e sobre que tipo de capacitação a equipe de enfermagem deve receber a respeito. É preciso regulamentar o papel da enfermagem no uso da VNI nas unidades de internação hospitalar e domiciliar

- Dimensionamento de pessoal

Foi relatado como diversos hospitais da base, mas em especial os do Grupo Hospitalar Conceição e a Santa Casa, têm colocado profissionais a trabalhar com número de pacientes acima da Resolução Cofen 543/2017, que estabelece o dimensionamento de trabalhadores adequado à quantidade de pacientes.

- Escalas de folga

Foi relatado como hospitais da base tem praticado atos abusivos em relação à escala de folgas da enfermagem. Em especial, o Instituto Cardiologia, onde tem ocorrido previsão de folgas já pelos 12 meses seguintes, sem trocas possíveis.

- Aspiração traqueal

Em vários hospitais, tem ocorrido a realização de aspiração traqueal por técnicas (os) de enfermagem. Segundo a Resolução Cofen Nº 557/2017, apenas enfermeiras (os) podem fazê-lo:
"Art. 2º Os pacientes graves, submetidos a intubação orotraqueal ou traqueostomia, em unidades de emergência, de internação intensiva, semi intensivas ou intermediárias, ou demais unidades da assistência, deverão ter suas vias aéreas privativamente aspiradas por profissional Enfermeiro, conforme dispõe a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem."

- Maqueiros

Em todos hospitais da base praticamente, tem surgido denúncias sobre o transporte de pacientes por técnicas (os). Segundo a Resolução Cofen Nº 376/2011:
“Art. 3º  Não compete aos profissionais de Enfermagem a condução do meio (maca ou cadeira de rodas) em que o paciente está sendo transportado.
Parágrafo Único.  As providências relacionadas a pessoal de apoio (maqueiro) responsável pela atividade a que se refere o caput deste artigo não são de responsabilidade da Enfermagem.”