Home > Notícias > HCPA – Café na Luta renova comprometimento com a conquista das 180h

26/02/2025 - HCPA – Café na Luta renova comprometimento com a conquista das 180h


Compartilhe nas suas redes sociais!


Letícia Giacomelli - Comunicação

 

Em mais um Café na Luta pelas 180h no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (26), a direção do Sindisaúde-RS e a Comissão de Trabalhadores renovaram o comprometimento com essa conquista.

O presidente do sindicato, Julio Jesien, informou aos presentes que a reunião marcada para a última terça-feira (25) com a direção do hospital para tratar das 180h foi cancelada pela instituição, atrasando o processo. Para ele, a agilidade nos encaminhamentos é fundamental para que se conquiste o ajusta da carga horária, já que possíveis instabilidades políticas com a reforma ministerial no governo federal prejudica e adia as negociações. Esse ponto foi salientado também pelos diretores Arlindo Ritter e Carlos Silveira.  

A busca por uma jornada de trabalho mais digna e justa, que permita às pessoas terem uma vida além do emprego, em consonância com a necessidade humana, é uma tendência mundial, já que se percebe que trabalhador sobrecarregado é menos produtivo e adoece mais, além de aumentar o absenteísmo.

No caso das(os) funcionárias(os) do HCPA, pretende-se que, aqueles que ainda cumprem jornadas de 200h, possam passar a fazê-las em 180h, sem redução de salário. Um formulário de consulta sobre a jornada de trabalho, construído pela bancada sindical que compõe a campanha pelas 180h, e busca subsidiar a construção de uma proposta que contemple os setores do hospital de forma isonômica, está disponível e a participação de todas(os) é muito importante. A consulta acontece até o dia 05 de março.

Os Cafés na Luta acontecem de 15 em 15 dias, em horários alternados para permitir a participação das(os) trabalhadoras(es) que laboram nos diferentes turnos.