Home > Notícias > HCPA - Nova reunião sobre o VA na quinta, 24/03

22/03/2022 - HCPA - Nova reunião sobre o VA na quinta, 24/03

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Em 17 de março, logo após a assembleia da Campanha Salarial, a diretoria do Sindisaúde-RS e a comissão de trabalhadores eleita em assembleia realizaram reunião com a gestão do Hospital de Clínicas (HCPA), informando o pedido da categoria para o Vale-Alimentação (31,4% de reajuste). Nesse encontro, foi informado pelos representantes do hospital que, supostamente, "não haveria qualquer correção por não constar possibilidade na Lei de Diretrizes Orçamentárias".

Com isso, o Sindisaúde-RS e comissão solicitaram que a direção formalizasse a resposta em ofício, para que este pudesse ser levado à assembleia. Dessa forma, a categoria poderia decidir por uma luta mais contundente, podendo incluir paralisações.

Porém, após 5 dias de silêncio patronal, o sindicato renovou a solicitação hoje (22/03), recebendo como retorno a data de 24/03 para nova reunião, que ocorrerá às 14h.

Relembre

1) No dia 23/11/2021, a CGP mandou e-mail à todos os sindicatos marcando um encontro para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Vale-Alimentação (VA). A reunião foi marcada para o dia 22 de dezembro; a diretoria do Sindisaúde-RS, porém, não participou, pois entendeu que a pauta deveria ser tratada primeiramente com a categoria.

2) Conforme compromisso assumido com os trabalhadores, ou seja, discutir a questão com a categoria ainda no mês de fevereiro, realizamos a assembleia no dia 17/02. Mais de 300 trabalhadores participaram, inclusive elegendo uma comissão de negociação.

Assembleia de 17 de fevereiro

3) A proposta de reivindicação aprovado é a de recompor o Vale em 31,4%, o que se baseia nas perdas relativas à inflação nos últimos anos. Esse reajuste elevaria nosso vale a R$ 650,00, uma recomposição justíssima ao ser comparada ao período da concessão, quando o nosso Vale era equivalente a 1,3 cestas básicas.

Tabela comparativa

4) Após a assembleia, em 22 de fevereiro encaminhamos à CGP/HCPA ofício notificando o pedido da categoria, indicando a comissão de negociação eleita.

À LUTA!