Home > Notícias > HCPA - Sem articulação política dentro do próprio Conselho de Administração, gestão recusa reivindicações

19/05/2022 - HCPA - Sem articulação política dentro do próprio Conselho de Administração, gestão recusa reivindicações

Na manhã desta quinta (19), Sindisaúde-RS e demais nove sindicatos da luta unificada pelo Vale-Alimentação se reuniram com a gestão do Hospital de Clínicas (HCPA), que escancarou sua falta de articulação política. Os (as) dirigentes sindicais oficializaram as quatro propostas que a categoria definiu após a assembleia híbrida da semana passada. Porém, os (as) representantes patronais alegaram não terem conseguido aprovar, dentro do próprio Conselho de Administração, o apoio a qualquer uma das reivindicações.

Reunião ocorreu na manhã de hoje

Os (as) sindicalistas, com seus departamentos jurídicos, defenderam que não há qualquer impedimento técnico em, no mínimo, a gestão se comprometer com a proposta de transferir o Vale-Alimentação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Com isso, defenderam que a direção do HCPA acate pelo menos a proposta de prorrogação do ACT por mais 60 dias (clique aqui e entenda a importância dess proposta). A ideia é que, dentro desse prazo, a gestão avance politicamente em realizar a transferência do benefício de um instrumento legal para outro.

De toda forma, os sindicatos pediram que o hospital se manifeste formalmente sobre sua decisão final, a qual será levada pelas entidades à assembleia de 25 de maio, quarta-feira, em frente ao HCPA, às 14h. De posse dessa oficialização, a categoria poderá deliberar sobre os rumos do movimento.

Unidade sindical

A gestão do HCPA tentou ainda a estratégia de "manifestar preocupação" sobre o ACT devido a dois sindicatos já terem assinado o ACT.  Entretando, o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, esclareceu que essa situação não tem qualquer impacto na nossa negociação. "As entidades que assinaram o ACT não compõem o nosso grupo de dez sindicatos, que trabalha unificado".