Home > Notícias > HCPA - Sindicato leva à reunião com a gestão reivindicações da categoria

28/02/2025 - HCPA - Sindicato leva à reunião com a gestão reivindicações da categoria


Compartilhe nas suas redes sociais!


Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Em reunião realizada na manhã de ontem (27) com a gestão do HCPA, o presidente Julio Jesien, o diretor Amarildo Barcellos, a diretora Karen Ricoldi, a delegada sindical Elaine dos Santos e as trabalhadoras Jessica e Ticiane representaram a categoria em reunião com a gestão. No encontro, discutiram as 180 horas, mas também outras pautas levantadas por colegas ao longo das últimas semanas.

Confira o relato do presidente Julio Jesien.

Pautas e encaminhamentos

  • Calendário das 180h e celeridade no estudo

Repassada a preocupação com a morosidade na realização do estudo pelas 180hs. Reportada a preocupação com a conjuntura com a reforma ministerial e uma eventual mudança no aceno positivo vindo do SEST. Acordado que, no próximo encontro, ocorrerá uma construção de datas para conclusão de cada uma das tarefas ainda faltantes, bem como maior empenho na redução de prazos.

  • Pautas das(os) técnicas(os) em secretariado

Colegas apresentaram a necessidade de melhor reconhecimento diante das atribuições desempenhadas.Hoje essas(es) profissionais têm os menores salários do nível técnico. Ficou alinhado que haverá consideração com essa pauta no novo Plano de Cargos e Salários.

  • Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS)

Ficou garantido que o edital irá prever maior participação dos trabalhadores na formatação do PCCS junto a empresa a ser contratada para estes fins. Sugerimos que as(os) integrantes da comissão de trabalhadores que já atua nas 180hs sejam também representantes nesta construção, evidentemente respeitando a inclusão de outras(os) representantes não contemplados no momento.

  • Dia de pagamento dos salários

Cobramos uma isonomia na data de pagamento com o GHC que recebe no último dia útil de cada mês. A informação é que o GHC não estaria dentro do sistema SIAPE. No entanto, a gestão ficou com o compromisso de buscar junto ao órgão a viabilidade da referida isonomia. Foi repassado que o processamento de pagamento é feito direto SIAPE/Banco do Brasil, ficando o hospital sem gerenciamento sobre estes repasses.

  • Assédio e constrangimento na recepção do bloco

Levamos a pauta da nova chefia direta dos trabalhadores da recepção do bloco “C”. Ou seja, sobre a forma constrangedora de relacionamento com a categoria, inclusive com momentos de assédio, o monitoramento full time por câmaras e eventuais abordagens no Whatsapp das(os) servidores(as). Além disso, foram levadas a conhecimento da gestão as condições de trabalho relacionadas a ergonomia, a exposição a pacientes com problemas mentais e a necessidade de melhor climatização do ambiente. O retorno ficou para  segunda quinzena de março.

  • Afastamento INSS e salários

Levamos a conhecimento da gestão as dificuldades que colegas vem enfrentando quando da necessidade de afastamento do INSS; alguns têm ficado até 9 meses sem salários. Neste momento, as queixas recebidas são de que tal benefício não estava mais chegando aos trabalhadores, e salientamos que este aporte financeiro de até um ano sempre foi mantido a servidores(as) afastados(as). A coordenação de RH disse que o benefício ainda existe, mas que também vem pressionando e orientando a categoria sobre procedimentos junto ao INSS. Também afirmou que encaminharam expediente ao INSS e aguardam retorno. A resposta ao sindicato ficou para a segunda quinzena de março.

  • Vestiários (calor excessivo e climatização)

Levamos as necessidade trazidas pelos colegas sobre o excessivo calor nos vestiários e reportamos a previsão legal contida na NR 24. A presidência disse que este assunto já esta sendo visto pela Engenharia do HCPA, mas não foi passada um prazo para solução.