Home > Notícias > Mara Rúbia, para sempre

06/04/2023 - Mara Rúbia, para sempre

Esse foi o título da nota de pesar que publicamos, em 8 de abril de 2020, quando faleceu a primeira trabalhadora gaúcha da saúde por Covid-19 na pandemia: nossa colega técnica de enfermagem da Emergência do GHC, Mara Rúbia Cáceres.

À época, optamos por não publicar a foto de nossa colega. Se a dor era imensa de nossa parte, que somos representantes da categoria, só podíamos imaginar a dor da família.

Hoje, três anos depois, publicamos o rosto de nossa colega. Porque é dia de lembrar que ela foi, e continua sendo de onde quer que esteja, uma heroína. Tal e qual todas (os) heroínas e heróis que estiveram na linha de frente da maior emergência global em séculos.

Porque Mara Rúbia simboliza não apenas seus 872 colegas da enfermagem que faleceram por Covid-19 até a data de hoje. Mara Rúbia simboliza cada trabalhador (a) da saúde que, diariamente, salva as vidas do povo brasileiro.

São trabalhadoras (es) da higienização, do administrativo, do almoxarifado, da segurança, da rouparia e lavandeira, da engenharia e da manutenção, da nutrição, da farmácia, da assistência social, da psicologia, da segurança do trabalho, da odontologia. E toda e qualquer pessoa que trabalha em uma empresa de saúde, pois quem faz saúde não são só as (os) colegas da Medicina, senso tão comum em nosso país.

Mara Rúbia é um símbolo tão forte para todas (os) nós que seu nome virou lei. A Lei 14.128/2021, construída pelo Sindisaúde-RS junto ao mandato da deputada federal Fernanda Melchionna, foi intitulada de “Lei Mara Rúbia” em homenagem ao simbolismo de nossa colega ter sido a primeira, de tantas (os), a nos deixar. E é essa lei, com o nome dela, que garante indenização a familiares de trabalhadores vítimas da Covid-19 e a profissionais permanentemente incapacitados pela doença.

É Mara Rúbia, também, que dará nome ao ambulatório para a categoria que será construído no GHC, segundo compromisso da nova gestão do Grupo com o sindicato, ao longo de nossas negociações pelo novo Acordo interno da instituição.

Não é à toa, aliás, ter sido uma mulher a primeira lutadora a perder a vida por nós. Ao nosso lado do nascimento à morte, as mulheres representam cerca de 80% da base do Sindisaúde-RS. Neste texto, colocamos o gênero feminino antes. Porque é assim que acontece na saúde. E é assim que acontece na vida.

Mara Rúbia é um símbolo para toda a categoria da saúde. Um símbolo pelo qual devemos lutar para que não caia jamais no esquecimento, pois é um símbolo da luta da classe trabalhadora na saúde brasileira, que tantas vidas salvou.

O Sindisaúde-RS, hoje, publica a foto de Mara Rúbia porque ela deve ser um símbolo da empatia, amor e solidariedade, valores que simbolizam as (os) trabalhadoras (es) da saúde.

E pedimos ao povo gaúcho: quando você estiver precisando de atendimento em saúde, RECONHEÇA E APOIE A (O) TRABALHADOR (A) DA SAÚDE!

Mara Rúbia Cáceres (foto de arquivo pessoal)

Sugerimos também a leitura do texto que o site Inumeráveis publicou sobre Mara Rúbia, que está disponível em https://inumeraveis.com.br/mara-rubia-silva-caceres/. O texto foi revisado por Vitória Freire, a partir do testemunho enviado por amiga Fernanda Fardin, em 21 de julho de 2020.