A pasta de Assuntos de Gênero, Raça e Diversidade Sexual do Sindisaúde-RS realizou, em parceria com a Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (Aserghc), evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O encontro, chamado “Somos Herança da Memória”, reuniu palestrantes, convidados e diretoras(es) do sindicato na sede da Aserghc, na última sexta-feira (22) e demonstrou o quão necessária é a luta contra o racismo.
A diretora da pasta, Catarina Gomes, lembrou a importância da união em torno da pauta antirracista e quantos obstáculos existem nesse caminho. “É aos poucos que a gente vai chegar lá. É um trabalho árduo, porque o racismo está impregnado. Ele é institucional, ele é estrutural. As pautas antirracistas são imensas. Todos os dias temos de reafirmar que racismo é crime. Parem de nos matar!”, conclamou.
O evento teve muitas trocas de experiência em torno de assuntos como afro-empreendedorismo, racismo institucional e a importância da diversidade.
A celebração foi encerrada com apresentações musicais e de dança.
Fotos: Júlia Matos/Comunicação Aserghc.