Home > Notícias > PUC – Sindisaúde-RS realiza assembleia sobre processos de adicional de insalubridade

09/04/2025 - PUC – Sindisaúde-RS realiza assembleia sobre processos de adicional de insalubridade


Compartilhe nas suas redes sociais!


Letícia Giacomelli - Comunicação

 

O Sindisaúde-RS realizou, nessa quarta-feira (09), Assembleia Geral Extraordinária tratando acerca de cinco processos de adicional de insalubridade de trabalhadoras(es) do Hospital São Lucas da PUC. O objetivo é que a categoria decida sobre a homologação de cálculos nas execuções dos processos coletivos movidos pelo sindicato nesse âmbito desde 2016.

A primeira proposta da PUC para quitação dos valores foi de pagamento em 60 parcelas com 5% na primeira, que giraria em torno de R$ 100 mil. Após sucessivas reuniões e audiências, o Sindisaúde alcançou melhores condições a serem colocadas em votação para as(os) trabalhadoras(es), com valores de R$ 300 mil por parcela.

O pagamento, se o acordo for aprovado pela categoria em votação online, através de formulário constante no final desta publicação e disponível até a próxima sexta-feira (11), será indivualizado e integral, sem parcelamento para as(os) trabalhadoras(es).

A insalubridade proporcional será paga a todas(os) as(os) trabalhadoras(es) do hospital que constam na relação contida no processo, conforme situações explicadas no quadro abaixo, com valores corrigidos pela média do INPC quando iniciado o pagamento do referido processo e, enquanto aguarda o início, INPC mais 1,5%. A previsão é de que o primeiro pagamento aconteça no final de maio ou início de junho.

 

Com a proposta aprovada pelas(os) trabalhadoras(es) o Hospital se compromete a pagar o percentual máximo de insalubridade (40%) para todos os auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e técnicos instrumentadores em atividade assistencial com previsão a partir da folha da competência junho/2025.

As primeiras pessoas a receberem serão os sócios do sindicato, independente de ainda estarem na PUC ou não, iniciando pelas associações mais antigas até as mais novas. As(os) não associadas(os) receberão no formato de menores aos maiores valores. As(os) trabalhadoras(es) que se enquadrarem dentro dos critérios e não constarem do rol inicial poderão habilitar-se, a qualquer tempo, até seis meses do término do pagamento do processo.

Se essa for a sua situação, preencha o formulário correspondente, logo abaixo.

 

Tabalhador(a) do hospital que não constam na relação contida no processo, preencha o formulário a seguir:

São Lucas (PUCRS) - propostas da gestão do hospital para acordos sobre ações coletivas do Sindisaúde-RS