Home > Notícias > BENEFICÊNCIA – Inspeção dos vereadores no hospital define reunião em novembro

25/10/2017 - BENEFICÊNCIA – Inspeção dos vereadores no hospital define reunião em novembro

Na manhã de hoje, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal (Cosmam) realizou inspeção no Hospital Beneficência Portuguesa (HBP), devido à situação dos trabalhadores (4 meses sem salários) e às precaríssimas condições de trabalho e para atendimento (confira nas fotos ao pé da matéria).

O presidente da Cosmam, André Carús, (PMDB) e a vereadora Fernanda Melcchiona (PSOL) se fizeram presentes, além da assessoria do vereador Aldacir Oliboni (PT). O Sindisaúde-RS e o Sergs acompanharam a visita, da qual resultou a definição de uma reunião na Câmara de Vereadores, no dia 21 de novembro, na qual todos os envolvidos, como trabalhadores, demitidos e usuários, serão chamados para um amplo debate para uma solução para o hospital.

O administrador do hospital, José Antônio Pereira de Souza, foi pressionado pelos sindicatos a dar explicações ao presidente da Cosmam, André Carús (PMDB) e pela vereadora Fernanda Melcchiona (PSOL)

Sindisaúde-RS e Sergs se fizeram presentes. Na foto, nosso vice-presidente, Julio Appel (olhando para o lado), acompanhou a inspeção, seguido de Estêvão Finger, presidente dos enfermeiros.

Também Ricardo Sarmanho, Claudia Regina e Lúcia Schaffer acompanharam a inspeção pelo Sindisaúde-RS

Situação do hospital

O assédio moral no hospital é muito claro, com os trabalhadores não aceitando falar com os vereadores, mas realizando denúncias ao sindicato, como a existência de ratos e baratas pelo hospital, a falta de papel higiênico e de medicamentos básicos, como Omeprazol e Heparina. Há ainda infiltrações, poças d’água e encanamento aberto e enferrujado ao lado da cozinha. A gestão procurou evitar o acesso às alas fechadas do hospital, onde as condições são as piores, mas a cobrança feita pela assessora da diretoria do Sindisaúde-RS, Claudia Regina dos Santos, surtiu efeito, e os vereadores puderam conhecer a ala do SUS no hospital, totalmente fechada.

Ala de atendimento ao SUS está fechada

Condições da cozinha do hospital são bastante precárias, com poças, encanamento aberto e infiltrações generalizadas

Inspeção tensa

O administrador do hospital, José Antônio Pereira de Souza, por mais de uma vez discutiu com Claudia Regina, delegada sindical do hospital que foi desligada  injustamente pela gestão devido a sua forte atuação na defesa dos colegas. “O senhor demitiu 100 pessoas!”, disse Claudia em determinado momento. A resposta de Pereira foi de que não havia verba para manutenção dos trabalhadores e, ao lembrar que a própria Claudia foi uma das desligadas, ele foi repreendido pela vereadora Fernanda Melcchiona: “Está certo o sindicato, senhor administrador. Demitir representação sindical é ilegal”.

Ao ser cobrado por Claudia Regina sobre a situação dos mais de 100 demitidos sem homologação no sindicato, o gestor perdeu o controle, e uma discussão entre ambos começou, interrompida pela manifestação da vereadora Fernanda Melcchiona, que lembrou: "Demitir representação sindical é ilegal, senhor administrador"

Crédito das fotos: Assessoria de imprensa do Sindisaúde-RS / Stéfano Mariotto

---

Confira as fotos da inspeção e das precárias condições de trabalho e para atendimento no Beneficência. Penas de pássaros pelos corredores e por todo o lado externo, onde também há muitas fezes de animais. Poças, encanamentos abertos, elevadores que não funcionam ou muito precários, infiltrações por todo o prédio são algumas das condições encontradas.