Home > Institucional

Compartilhe nas suas redes sociais!


Institucional


Fundado em 31 de janeiro de 1945, o Sindisaúde-RS é um dos maiores sindicatos do Estado, e o maior da área da saúde. Somos mais de 80 mil trabalhadoras e trabalhadores, distribuídos por Capital, Região Metropolitana, Litoral Norte, Vale do Paranhama e parte da Região Sul. 

 

Quem o Sindisaúde-RS representa?

Atenção: a descrição legal sobre quem representamos consta no artigo 3º do Estatuto do Sindisaúde-RS (clique aqui para conferir).

 

Em resumo, representamos trabalhadoras (es) que atendam a todas as três características abaixo:
- trabalhadores (as) que não possuem sindicato próprio;
- que estão empregados em hospitais, clínicas (ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias), laboratórios, geriatrias, consultórios médicos, odontológicos e psicológicos, cooperativas e empresas de serviços de saúde em geral, além dos (as) autônomos e aposentados (as) da área da saúde;
- e que trabalham dentro da área de abrangência do sindicato (mapa mais abaixo).

 

Com isso, a maior parte de nossa base é composta por trabalhadores de nível fundamental, médio e técnico. Se você exerce função de nível superior e não tem sindicato próprio, consulte-nos para confirmar se somos seu representante.

 

Dúvida comum: apesar de ser o maior sindicato da enfermagem no RS, pois representamos técnicas (os) e auxiliares de enfermagem, o Sindisaúde-RS não representa enfermeiras (os). Estas (es) são representadas (os) pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul, o Sergs (clique aqui e acesse o site).

 

Como o sindicato é financiado?

  • O Sindisaúde-RS possui apenas uma forma de financiamento fixa: a mensalidade paga pelas pessoas sindicalizadas (o mesmo que "sócias"). Clique aqui e confira como se associar totalmente online e demais benefícios de ser sindicalizada(o).
  • O Sindisaúde-RS tem uma forma de financiamento eventual: a cota negocial, que você só paga se você aprovar negociação coletiva que fizermos em seu favor. Além disso, a cota não é paga por sindicalizadas(os). Entendemos que,  feita dessa forma, a cota é uma forma de justiça dentre a categoria: ela equilibra o financiamento do sindicato entre todas(os), pois toda a categoria legalmente representada é beneficiada pelas negociações, independente de ser sindicalizada ou não. Sem a cota, apenas a pessoa sindicalizada financia esses avanços coletivos.

 

Atenção! 

  • "Imposto sindical": não existe mais! Ele era uma contribuição obrigatória a ser feita por toda(o) trabalhador(a) todos os anos e foi extinto. O Sindisaúde-RS tinha uma posiçãom política contrária ao imposto sindical, e favorável à cota negocial, mais justa e estimulante da luta e participação na vida sindical.
  • "Cota negocial" não é centenas de reais, como aparece em algumas fake news por aí. Ela é definida por você nas mesmas assembleias que constroem a Campanha Salarial a cada ano. No caso do Sindisaúde-RS, temos cobrado o equivalente a um dia de trabalho no ano, uma única vez.

 

Pisos salariais para a base do Sindisaúde-RS

Clique aqui!

Região de abrangência

 Área de abrangência do Sindisaúde-RS no mapa (à direita)

Quais são as cidades que fazem parte da base do Sindisaúde-RS?

Alegria, Almirante Tamandaré do Sul, Alto Feliz, Alvorada, Amaral Ferrador, Arambaré, Araricá, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Barra do Ribeiro, Bom Principio, Cachoeirinha, Camaquã, Cambará do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Capela Santana, Capivari do Sul, Caraá, Cerro Grande do Sul, Dom Feliciano, Dom Pedro de Alcantara, Cidreira, Eldorado do Sul, Feliz, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Mariana Pimentel, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Santa Rita, Osório, Palmares do Sul, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul, São Sebastião do Caí, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes, Taquara, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Coroas, Três Forquilhas, Viamão, Xangrilá

Sindisaúdes do interior do RS

Clique aqui e confira os demais Sindisaúdes do estado.