Fundado em 31 de janeiro de 1945, o Sindisaúde-RS é um dos maiores sindicatos do Estado, e o maior da área da saúde. Somos mais de 80 mil trabalhadoras e trabalhadores, distribuídos por Capital, Região Metropolitana, Litoral Norte, Vale do Paranhama e parte da Região Sul.
Quem o Sindisaúde-RS representa?
Atenção: a descrição legal sobre quem representamos consta no artigo 3º do Estatuto do Sindisaúde-RS (clique aqui para conferir).
- que estão empregados em hospitais, clínicas (ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias), laboratórios, geriatrias, consultórios médicos, odontológicos e psicológicos, cooperativas e empresas de serviços de saúde em geral, além dos (as) autônomos e aposentados (as) da área da saúde;
- e que trabalham dentro da área de abrangência do sindicato (mapa mais abaixo).
Com isso, a maior parte de nossa base é composta por trabalhadores de nível fundamental, médio e técnico. Se você exerce função de nível superior e não tem sindicato próprio, consulte-nos para confirmar se somos seu representante.
Dúvida comum: apesar de ser o maior sindicato da enfermagem no RS, pois representamos técnicas (os) e auxiliares de enfermagem, o Sindisaúde-RS não representa enfermeiras (os). Estas (es) são representadas (os) pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul, o Sergs (clique aqui e acesse o site).
Como o sindicato é financiado?
- O Sindisaúde-RS possui apenas uma forma de financiamento fixa: a mensalidade paga pelas pessoas sindicalizadas (o mesmo que "sócias"). Clique aqui e confira como se associar totalmente online e demais benefícios de ser sindicalizada(o).
- O Sindisaúde-RS tem uma forma de financiamento eventual: a cota negocial, que você só paga se você aprovar negociação coletiva que fizermos em seu favor. Além disso, a cota não é paga por sindicalizadas(os). Entendemos que, feita dessa forma, a cota é uma forma de justiça dentre a categoria: ela equilibra o financiamento do sindicato entre todas(os), pois toda a categoria legalmente representada é beneficiada pelas negociações, independente de ser sindicalizada ou não. Sem a cota, apenas a pessoa sindicalizada financia esses avanços coletivos.
Atenção!
- "Imposto sindical": não existe mais! Ele era uma contribuição obrigatória a ser feita por toda(o) trabalhador(a) todos os anos e foi extinto. O Sindisaúde-RS tinha uma posiçãom política contrária ao imposto sindical, e favorável à cota negocial, mais justa e estimulante da luta e participação na vida sindical.
- "Cota negocial" não é centenas de reais, como aparece em algumas fake news por aí. Ela é definida por você nas mesmas assembleias que constroem a Campanha Salarial a cada ano. No caso do Sindisaúde-RS, temos cobrado o equivalente a um dia de trabalho no ano, uma única vez.
Pisos salariais para a base do Sindisaúde-RS
Região de abrangência
Área de abrangência do Sindisaúde-RS no mapa (à direita)
Para conferir se sua cidade pertence à base do sindicato, ligue para (51) 3378-6600