Home > Convenções

Compartilhe nas suas redes sociais!


Convenções


Nesta página, você pode conferir os documentos oficiais das nossas negociações e tirar algumas dúvidas sobre como funciona esse processo. Role a tela para ver tudo :)

 

Diferença entre Convenções x Acordos x Dissídio

 

Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) : são nossas principais negociaçoes e que impactam mais trabalhadores em quantidade. Diz respeito à negociação firmada entre o sindicato de classe (por exemplo, Sindisaúde-RS) e o sindicato patronal (por exemplo, Sindiberf ou Sindihospa). Nestes casos, a negociação abrange: 1) todos os trabalhadores representados pelo sindicato de classe; 2) que atuem dentro das casas de saúde que compõem a base do sindicato patronal. Essas negociações impactam dezenas de milhares de trabalhadores em nossa base (veja mais abaixo as diferenças entre Sindihospa e Sindiberf e entenda qual negociação importa para você).

Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) : diz respeito à negociação firmada entre o sindicato de classe (por exemplo, Sindisaúde-RS) e uma empresa específica (por exemplo, Unimed). Nestes casos, a negociação abrange: 1) todos os trabalhadores representados pelo sindicato de classe; 2) que trabalhem na empresa que firma o ACT. Obs.: também pode ocorrer a negociação de temas específicos através de ACTs, mesmo que as empresas negociantes sejam filiadas ao Sindihospa ou ao Sindiberf. É o caso, por exemplo, dos ACTs do GHC e do HCPA. Nesses casos, é importante perceber que as negociações entre Sindisaúde-RS e Sindihospa abrangem os trabalhadores do GHC e do HCPA no que diz respeito ao reajuste salarial e demais direitos históricos da Convenção Coletiva, enquanto os Acordos Coletivos firmados diretamente com o Sindisaúde-RS tratam, especificamente, do Vale-Alimentação e do Banco de Horas no GHC; e do Vale-Alimentação no HCPA.

Dissídio coletivo: o termo "dissídio" é usado popularmente para se referir ao reajuste salarial, o que é incorreto. O dissídio coletivo, na verdade, é quando o Poder Judiciário, a partir do ajuizamento por uma das partes, define os termos da negociação entre entidades de classe e patrões. Ou seja, é um instrumento em que a Justiça define qual será o valor do eventual reajuste e quais serão as cláusulas que irão compor a redação final do documento de negociação. O uso popular do termo provavelmente se deve às negociações entre sindicatos e patrões que, em especial durante a ditadura militar, eram comumente levadas à definição da Justiça. O Sindisaúde-RS há anos não faz dissídios coletivos, buscando sempre fechar a negociação a partir da mobilização da categoria. Obs.: o dissídio nada tem a ver com a mediação pelo TRT-4. Nesta, o Tribunal atua como um facilitador das negociações entre entidade de classe e patrões quando não houve avanço nas conversas.

 

Sindihospa e Sindiberf

São os grandes sindicatos patronais com quem o Sindisaúde-RS mantém negociações anualmente.

 

Sindihospa: resumidamente, representa casas de saúde privadas de Porto Alegre, bem como o GHC e o HCPA. Isso significa que as negociações firmadas entre Sindisaúde-RS e Sindihospa contemplam os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS nos hospitais Divina Providência, Independência, Mãe de Deus, Moinhos de Vento, São Lucas da PUC, Ernesto Dornelles, Hospital de Clínicas (HCPA), bem como nos hospitais pertencentes ao GHC. Além disso, trabalhadores em clínicas (ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias), laboratórios, geriatrias, consultórios médicos e pet shops da Capital, desde que sejam empresas filiadas ao Sindihospa, estão também contemplados pelas negociações.

Sindiberf: resumidamente, representa hospitais beneficentes, religiosos e filantrópicos de todo o RS. Isso significa que as negociações firmadas entre Sindisaúde-RS e Sindiberf contemplam os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS em todos esses hospitais, desde que estejam localizados dentro da base territorial coberta pelo Sindisaúde-RS (clique aqui para ver a nossa base territorial).

 

Trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS

Clique aqui.

 

Convenções coletivas finalizadas

SINDIHOSPA
(Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre)

         
     
         
         
Convenção Coletiva 2008 2007
         
         
         
SINDIBERF
(Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS)
         
         
 
         
UNIMED
UNIMED
FEDERAÇÃO
Salários, Reajustes e Pagamento Jornada de Trabalho  
         
UNIMED PORTO ALEGRE
       
         
UNIMED CANOAS
     
         
UNIMED
ENCOSTA DA SERRA
         
         
Acordos Coletivos de Trabalho: