Home > Notícias > Combate ao assédio moral

22/03/2018 - Combate ao assédio moral

O assédio moral é uma violência invisível e cotidiana nos ambientes de trabalho. É um fenômeno atual decorrente das modernas formas de gestão do trabalho, expressão de relações autoritárias, antidemocráticas e de precárias condições de trabalho.

Consiste na exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. É mais comum em relações hierárquicas autoritárias e opressoras, em que predominam condutas negativas, desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s). Comportamento que desestabiliza a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-a desistir do emprego.

É importante ressaltar que um ato isolado de humilhação não é assédio moral. Este pressupõe: repetição sistemática; intencionalidade (forçar o outro a abrir mão do emprego); direcionalidade (uma pessoa do grupo é escolhida como bode expiatório); temporalidade (durante a jornada, por dias e meses); degradação deliberada das condições de trabalho.

Denuncie!

Promover o combate e o enfretamento do assédio moral está na pauta política do sindicato. Se você presenciou alguma situação de assédio moral denuncie ao sindicato pelos órgãos:

Sindisaúde-RS - 3378-6600

Ministério Público do Trabalho (MPT) - 3284-3000