Home > Notícias > CORONAVÍRUS - Acabou o blá blá blá dos hospitais: Ministério orienta uso de máscaras a TODOS E TODAS!

01/04/2020 - CORONAVÍRUS - Acabou o blá blá blá dos hospitais: Ministério orienta uso de máscaras a TODOS E TODAS!

Ao longo dos atos realizados nos últimos dias, as gestões de diferentes hospitais vinham argumentando ao Sindisaúde-RS que seguiam orientações do Ministério da Saúde ao não fornecer máscaras a todos trabalhadores.

Esse argumento caiu por terra ontem, após a coletiva do Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (confira o vídeo abaixo). "A gente vai fazer o protocolo e divulgar para que se use no ônibus, no ir e vir, para pessoas que precisem de reforço de barreira por conta da profissão, por conta da atividade", afirmou Mandetta.

Dessa maneira, o Sindisaúde-RS está contatando novamente os hospitais para que TODOS E TODAS profissionais recebam, no mínimo, a máscara cirúrgica para sua proteção, bem como dos pacientes que têm chegado às unidades de saúde.

Roupas lavadas nos próprios hospitais

Após ter entregue documento à gestão do GHC no último dia 19, no qual, dentre outras solitações, o sindicato pediu que a higienização das roupas usadas pelos trabalhadores da saúde seja feita dentro dos próprios hospitais, a diretoria do Sindisaúde-RS tentará ampliar esse pleito para demais casas de saúde e discuti-lo publicamente na mídia. "A ideia é seguir os protocolos internacionais. Todos materiais, tanto uniformes quanto EPI's que tenham contato com pacientes, não devem circular fora do âmbito hospitalar. Com essa medida, estaremos protegendo toda a população", comentou a vice-presidenta Claudete Miranda.

Vídeo da coletiva

Confira abaixo a fala do ministro que faz referência às máscaras. O vídeo original está disponível clicando aqui. No vídeo original, você pode encontrar o trecho recortado abaixo entre os minutos 39:24 a 40:37.

Ministro Mandetta orientou nesta terça (31) o uso de máscaras por todos e todas, incluindo trabalhadores em deslocamento em transporte coletivo. Qual a desculpa agora para não fornecer EPI a todos (as) profissionais da saúde?