Home > Notícias > CORONAVÍRUS - GHC não afastou grupo de risco e fez explodir casos de Covid-19 entre trabalhadores!

24/04/2020 - CORONAVÍRUS - GHC não afastou grupo de risco e fez explodir casos de Covid-19 entre trabalhadores!


Compartilhe nas suas redes sociais!


Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

POLÍTICA DO GHC FAZ RISCO DE VIDA DOS (AS) TRABALHADORES (AS)

A gestão do GHC, há semanas, tem se negado a efetivamente preservar vidas afastando os trabalhadores do grupo de risco de suas atividades. Pois bem, levantamento da GauchaZH publicado no final da noite de ontem (23) mostrou que, em 20 dias, o número de colegas afastados por Covid-19 cresceu 29%! "Já são pelo menos 2 mil trabalhadores e trabalhadoras da saúde afastados em todo o RS. A matéria mostra que no GHC especificamente, há 20 dias, eram pouco mais de 200 pessoas afastadas: agora, já são 865, o que deixa claro que a política do Grupo de reter colegas do grupo de risco é extremamente perigosa!", declarou o diretor do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter. "Se os números só crescem, o que vai acontecer quando colegas do grupo de risco forem contaminados? Além disso, a gestão já tem autorização federal para contratações novas: por que não o faz, se efetivamente querem preservar as vidas dos funcionários e das funcionárias?", questionou ainda Ritter.

Dos 865 trabalhadores (as) que deixaram as atividades no GHC, 128 estão no grupo de risco. O percentual, portanto, é de quase 10%.

Gestão tem autorização para contratar 1500 trabalhadores, mas não o faz!

É evidente o risco que colegas do grupo de risco estão correndo, não só no GHC como em todos os hospitais. O levantamento feito por GauchaZH só confirma que o potencial de alastramento do risco é totalmente desconhecido, e que a gestão dos hospitais está colocando em risco de vida os trabalhadores da saúde, especialmente do grupo de risco!

Além disso, a gestão já recebeu autorização do Ministério da Economia, através da SEST, para proceder à contratação de 1,5 mil novos trabalhadores, mas ainda não fez as contratações. Ou seja, a política de não afastamento do grupo de risco se mantém entre os responsáveis por gerir o maior grupo hospitalar do Sul do Brasil, colocando vidas em risco.

O Sindisaúde-RS segue lutando para que trabalhadores (as) que compõem o grupo de risco em todos os hospitais possam ter direito a resguardar suas vidas por meio do afastamento das atividades.

Atualização 26/04: destacamos o dado de que são 2 mil trabalhadores afastados em todo o RS, e enfatizamos que no GHC são 865.