Home > Notícias > CORONAVÍRUS - No HCPA, sindicatos obtém mesa permanente para negociar protocolos: 1ª reunião é nesta sexta (15)

14/05/2020 - CORONAVÍRUS - No HCPA, sindicatos obtém mesa permanente para negociar protocolos: 1ª reunião é nesta sexta (15)

Dia de boas notícias no HCPA!

A primeira das boas notícias é que o colega do HCPA e diretor do Sindisaúde-RS, Paulo Vargas, deu alta do hospital nesta quinta (14), após 2 meses de internação e 20 dias de CTI. Bem-vindo de volta, guerreiro!

Paulinho de volta! Bem vindo, guerreiro!

Mesa permanente de negociação

Enquanto isso, o Sindisaúde-RS seguiu trabalhando. Nesta sexta (15), ocorrerá a primeira reunião da mesa permanente que o Sindisaúde-RS, através de sua diretoria e de seu departamento jurídico, Paese, Ferreira, conseguiram estabelecer junto à gestão do hospital. A mesa terá a participação de dois representantes do hospital e um representante de cada sindicato, o que possibilitará que os trabalhadores tenham voz ativa na identificação de problemas e na construção de protocolos que assegurem a preservação da saúde e da vida dos trabalhadores.

"A mesa terá caráter permanente enquanto houver a pandemia. As entidades de classe atuarão na construção do protocolos de testagem, EPIs e afastamentos. Teremos acesso agora a informações que antes não tínhamos, podendo cobrar mais segurança para a categoria", explicou o diretor Julio Appel.

Colegas do HCPA: denunciem pelo WhatsApp

O diretor do Sindisaúde-RS e trabalhador do HCPA, Julio Appel, disponibilizou um número de WhatsApp para atender denúncias do hospital. É o 991872045.

Sindisaúde-RS na luta pelos (as) colegas do HCPA!

Como foi construída a mesa*

* com informações do Escritório Paese, Ferreira

O sindicato, junto ao Sergs, Sindifars e Sinditest-RS, participou de mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), por videoconferência, no dia 7 de maio. Além da diretoria, o Escritório Paese, Ferreira representou o sindicato juridicamente, através das advogadas Fernanda Palombini Moralles e Marí Rosa Agazzi, para tratar das condições de trabalho dos profissionais da saúde do HCPA. Os sindicatos ajuizaram Ação Civil Pública, em razão do alto índice de adoecimento dos profissionais de saúde atuantes na linha de frente do tratamento de pacientes com a COVID-19, denunciando a necessidade de afastamento de trabalhadores do grupo de risco, melhor higienização dos espaços comuns do hospital e o regular e adequado fornecimento de EPI´s.

Na audiência conduzida pelo vice-presidente do TRT4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, e com presença da procuradora regional Beatriz Junqueira Fialho, representante do Ministério Público do Trabalho, o hospital apresentou dados, parcialmente contestados pelos sindicatos. Após debate sobre o tema, as partes resolveram constituir um grupo de trabalho.

Como serão as reuniões

As reuniões do grupo ocorrerão preferencialmente por meio virtual, e devem ser convocadas com 24 horas de antecedência. Os sindicatos devem enviar a pauta com o mesmo período de antecipação. Conforme ajustado, os encontros devem ocorrer semanalmente, ou em outra periodicidade combinada entre as partes, sendo que a primeira reunião ocorrerá em 15 de maio.

Ficou acertado que o grupo deverá ser mantido até que seja encerrado o estado de calamidade pública reconhecido em 20 de março, pelo Decreto Legislativo nº 6 de 2020, do Congresso Nacional.   As tratativas ajustadas na mediação servirão como acordo entre as partes e serão incluídas na ação que tramita perante a 8ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, para análise e homologação do juiz que conduz o caso.