Home > Notícias > CORONAVÍRUS - Sindisaúde-RS apresenta reivindicações de proteção aos trabalhadores para SINDIHOSPA

17/03/2020 - CORONAVÍRUS - Sindisaúde-RS apresenta reivindicações de proteção aos trabalhadores para SINDIHOSPA

A direção do Sindisaúde-RS reuniu nesta manhã, 17, com o Sindicato dos Hospitais e Casas de Saúde de Porto Alegre (SINDIHOSPA) para tratar sobre as implicações da COVID 19 na saúde dos trabalhadores. Representando a categoria, estavam o presidente Julio Jesien, o diretor Arlindo Ritter e a diretora Lúcia Mendonça.

No encontro foram tratados dois assuntos: a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a pandemia de coronavírus. Num primeiro momento, tratou-se sobre a necessidade da prorrogação da validade da atual CCT. O pedido da direção do sindicato foi estendendo por mais 6 meses, e a viabilidade do repasse do INPC acumulado no período já na data base. Dentre as demais reivindicações estão:

• Nenhuma demissão de trabalhadores da saúde durante a crise provocada pela pandemia;
  • Criação de uma Comissão de Orientação e Acompanhamento da aplicabilidade das barreiras de proteção aos trabalhadores, e o fornecimento e uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individuais, além da liberação de um trabalhador por hospital para fazer parte ativa desta comissão;
  • Afastamento remunerado dos trabalhadores pertencentes ao grupo de risco, como idosos, imunodeprimidos, gestantes , lactantes, e pessoas com problemas respiratórios;
  • Na ausência do serviço de creche, auxílio financeiro para que as mães e pais possam contratar cuidadores de forma particular;
  • Criação de uma nova CCT para incluir possíveis direitos ligados exclusivamente à prevenção e contenção da pandemia.

Um novo encontro está previsto para a próxima semana.