Home > Notícias > HCPA - Mediador se compromete a contatar CGU sobre adicional de insalubridade de 200 trabalhadores

29/08/2019 - HCPA - Mediador se compromete a contatar CGU sobre adicional de insalubridade de 200 trabalhadores

Desde o início de 2019 na luta, o Sindisaúde-RS compareceu esta tarde a mais uma audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4). O sindicato busca a retomada do pagamento usual dos adicionais de insalubridade retirados ou reduzidos de 200 trabalhadores dos setores de nutrição, creche e lavanderia do Hospital de Clínicas. Na reunião, o mediador, desembargador Ricardo Fraga, comprometeu-se a contatar pessoalmente a Controladoria Geral da União (CGU), com o intuito de assegurar-se, junto ao órgão, que a gestão do hospital pode retomar o pagamento dos adicionais conforme era sem se preocupar com que o valor configure um benefício extra.

"Queremos apenas retomar um direito que vinha sendo pago há décadas, a muitos trabalhadores que se encontram predominantemente na faixa dos mais baixos salários, de maneira que eles não sejam prejudicados", explicou o vice-presidente do sindicato, Julio Appel, que é trabalhador do HCPA. O diretor Paulo Vargas, também trabalhador do hospital, também compôs a mesa representando o sindicato.

A advogada Fernanda Palombini, do Escritório Paese, Ferreira, o vice-presidente do sindicato, Julio Appel, e o diretor Paulo Vargas representaram o Sindisaúde-RS na mesa do TRT-4

Dezenas de trabalhadores se fizeram presentes

O desembargador Ricardo Fraga se comprometeu a contatar a CGU

Plano de saúde

Appel cobrou ainda dos representantes do hospital sobre o plano de saúde dos trabalhadores prejudicados pela mudança nos adicionais. Vários deles informaram que perderam o acesso nos moldes que detinham anteriormente à mudança em suas remunerações. A gestão se comprometeu a fazer a verificação, sendo que uma das trabalhadores presentes hoje se comprometeu a entregar uma lista ao sindicato com os nomes dos prejudicados, que será repassada pelo Sindisaúde-RS ao RH do hospital.

Dentro de duas semanas ocorre nova mediação no TRT-4.