Home > Notícias > Hospital de Osório tem 1º dia de paralisação

17/01/2018 - Hospital de Osório tem 1º dia de paralisação

A crítica situação dos trabalhadores do Hospital São Vicente de Paulo - HSVP (e da própria instituição) levou as categorias representadas pelo Sindisaúde-RS a aprovarem em assembleia de 11 de janeiro uma paralisação de 48 horas, que teve início hoje e segue até sexta-feira, às 7 horas da manhã, quando nova assembleia será realizada.

Trabalhadores cruzaram os braços em Osório. Foto: Marlise Machado Arquivo Pessoal

O advogado do Sindisaúde-RS, Silvio Boff (centro), esteve no local, onde tirou dúvidas sobre os próximos movimentos junto ao vice-presidente do sindicato, Julio Appel (de preto)

A cruzada de braços dos trabalhadores visa demonstrar à população que a situação do hospital pode levá-lo inclusive ao fechamento das portas, o que seria um desastre para a saúde pública gaúcha, especialmente do Litoral Norte, de onde o HSVP é referência.

" Hoje, tivemos uma adesão de cerca de 40% das categorias que representamos. Os trabalhadores seguem com os salários atrasados, não há data para pagamento do 13º e nenhum encaminhamento por parte do governo estadual ou municipal sobre os atrasos de repasses", informou o vice-presidente do Sindisaúde-RS, Julio Appel, que esteve no local. Além dele, os diretores Paulo Vargas, Carlos Alexandre Silveira e a diretora Marlise Machado estiveram na paralisação.

Appel explicou ainda que o hospital, que já tem um déficit de R$ 200 mil oriundos de empréstimos em anos anteriores, corre o risco de perder sua única fonte de renda certa, o repasse devido pelo Poder Municipal de cerca de R$ 380 mil pelos atendimentos na Emergência. "Além disso, o governo estadual ainda deve duas parcelas de R$ 258 mil e até o momento não disse quando vai pagá-las", afirmou. A administração municipal, por sua vez, passa a bola para o Estado, alegando que o Governo Sartori não faz os repasses nas datas previstas.

Sobre o depósito realizado pela gestão, na última sexta-feira, de cerca de R$ 600 para cada trabalhador, Appel lembrou que os valores não chegaram a nenhuma das categorias paralisadas representadas pelo Sindisaúde-RS, e contemplou apenas 33% da folha geral de salários dos demais funcionários do HSVP.