Home > Notícias > IMESF – MARCHEZAN PEDIU: RUMO À GREVE GERAL POR UMA SAÚDE PÚBLICA DIGNA!

17/09/2019 - IMESF – MARCHEZAN PEDIU: RUMO À GREVE GERAL POR UMA SAÚDE PÚBLICA DIGNA!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Os quase 2 mil trabalhadores e trabalhadoras do IMESF acordaram hoje sem emprego. Pois o prefeitinho Marchezan anunciou hoje, em uma coletiva de imprensa, o fim do IMESF. Ou seja, é a terceirização praticamente total dos postos de saúde de Porto Alegre! Por isso, cerca de 500 trabalhadores fecharam seus postos hoje e foram protestar na Prefeitura e na Câmara, onde definiram que a luta recomeça às 8h desta quarta-feira (confira abaixo) e que segue até a vitória!

Cerca de 500 trabalhadores iniciaram mobilização em frente à Prefeitura

E seguiram se manifestando na Câmara de Vereadores

Eles também fizeram uma caminhada pela Mauá com muita chuva, mostrando sua indignação

Prefake!

O prefeito coloca a culpa na decisão do STF, que julgou o IMESF inconstitucional, e nos sindicatos. Segue a mesma estratégia de toda a turminha dele que odeiA o povo: fake news para todos os lados!

Abaixo, colocamos detalhe por detalhe a verdade. E você, trabalhador (a) responsabilize-se por repassar a verdade à população. Pois luta só se faz com a confiança que os imesfianos sempre tiveram no Sindisaúde-RS.

Informe-se também, mais abaixo, para a agenda de lutas dos próximos dias, proposta hoje após cerca de 500 trabalhadores se mobilizaram em frente à Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores. Nesta quarta tem batida de ponto simbólica em frente à Prefeitura às 8h e reunião na Câmara às 10h e 30min. Na quinta, assembleia geral!

Assembleia deverá estar totalmente lotada

O que aconteceu?

Hoje, o prefeitinho Marchezan tentou dizer que a culpa do fechamento do IMESF é dos sindicatos. Ele tenta tapar o sol com a peneira, porque o que os sindicatos sempre defenderam era que o Executivo não pagasse diferentemente trabalhadores que exerciam as mesmas funções nos mesmos locais de trabalho! Para a Prefeitura, isso sempre foi bom, porque ajudava a sucatear a saúde pública atacando direitos legais dos trabalhadores!

O que ocorre na verdade? Em 2011, mais de dez sindicatos entraram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Nela, questionavam a fundação do IMESF. Basicamente, um técnico de enfermagem, por exemplo, contratado por concurso feito para o IMESF sempre ganhou menos e teve menos direitos que os colegas contratos pelo Município, mesmo fazendo exatamente as mesmas coisas nos mesmos locais! E assim com as demais categorias profissionais.

Desde 2011, o Sindisaúde-RS, apesar de não ser um dos propositores da Adin, sempre defender o que as demais entidades de classe defenderam com essa ação: a contratação de todos através de concurso público, com as mesmas remunerações e direitos! E seguiremos lutando até o fim para que isso aconteça agora, dado que o STF informou o Executivo que tem que manter os serviços no mesmo nível.

Não vem com OS, Marchezan! Saúde é dever do Estado e isso está na Constituição!

Trabalhadores estão conscientes e prontos para a luta

Agenda de luta!

Quarta-feira (18/09)

8h: batida de ponto simbólica em frente à Prefeitura – NÃO PROCURE O POSTO DE SAÚDE!

Ainda não podemos decretar greve por razões legais, mas podemos chamar a atenção da população para o fim da saúde pública de qualidade. Por isso, as centenas de trabalhadores presentes hoje decretaram que irão bater ponto em frente ao prefeitinho às 8h, e só depois irão para os postos.

Prefeitura estará tomada faça chuva ou faça sol!

10h e 30min: reunião na Câmara de Vereadores entre comissão de trabalhadores e a presidenta da casa, Mônica Leal (PP)

Os trabalhadores do IMESF foram até a Câmara cobrar uma posição dos representantes eleitos pela população. A presidenta da casa, Mônica Leal, comprometeu-se a recebê-los nesta quarta.

Trabalhadores também tomaram a Câmara nesta quarta

Quinta-feira (19/09)

16h e 30min: assembleia geral para informar os trabalhadores sobre medidas jurídicas e políticas para reverter a situação

Confira informações abaixo.

Assembleia geral

19/09 (quinta-feira)

16h (1ª chamada); 16h e 30min (última chamada)

Igreja Pompeia (Rua Barros Cassal, 220)

Pauta

a) Análise e encaminhamento da categoria acerca da notícia do município informando sobre o fim das atividades do Imesf.

b) Assuntos gerais

Crédito das fotos: Tiago Coutinho