Home > Notícias > IMESF – Proposta mediada pelo TRT é aprovada em assembleia geral e paralisação acaba

01/08/2018 - IMESF – Proposta mediada pelo TRT é aprovada em assembleia geral e paralisação acaba


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

Servidores do IMESF lotaram assembleia para deliberar sobre proposta mediada pelo TRT4

Os últimos dois dias foram intensos para os trabalhadores da saúde de Porto Alegre. Na segunda-feira, dia 30, um antes do início da paralisação anunciada na última semana, o Sindisaúde-RS junto com demais sindicatos da categoria participou de uma audiência de mediação convocada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT4) com a presença de representantes jurídicos da Prefeitura e do IMESF - Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família.

Foram cerca de 5 horas de audiência, com diversos momentos tensos já que a Administração Municipal parecia não estar interessada em negociar muitas vezes. Porém, com forte empenho dos sindicatos e da própria juíza desembargadora presidente do TRT4, Vânia Cunha Mattos, chegou-se ao acordo que foi colocado em votação durante assembleia da categoria no fim da tarde desta terça-feira, 31 de julho, após atos em conjunto com o SIMPA – Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, e demais entidades representativas dos trabalhadores em frente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no HPS e posteriormente em frente ao Paço Municipal reunindo cerca de 2 mil trabalhadores municipais unificados.

Sindicatos tiveram que ser firmas nas negociações na audiência de mediação no TRT4

O acordo que foi colocado em votação garante a incorporação dos 10% de gratificação ao salário dos servidores do IMESF com a garantia de irredutibilidade do valor pela Prefeitura, que tem até outubro para formalizar isso. Além disso, ficou garantida a licença paternidade e licença interesse para especialização dos servidores em cursos de interesse da área da saúde ou do IMESF. Os dias de paralisação serão compensados somente em 50% em até 90 dias.

Durante a assembleia que lotou o auditório do Sindibancários, no Centro da Capital, logo após a mobilização da categoria pelas ruas da cidade, foi aprovado por unanimidade o acordo pelos trabalhadores presentes e o retorno ao trabalho, porém mantido o estado de greve até a negociação dos índices de reposição salarial serem atendidos pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior que tem até outubro, que não tem tido qualquer diálogo com os servidores públicos, o que deixa todos em alerta e de olho no cumprimento do acordo.

Sindicatos detalharam proposta aos servidores em assembleia lotada

Para o presidente do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter, a necessidade de uma intervenção judicial para garantir os direitos dos trabalhadores e um diálogo com a Administração mostra como Porto Alegre está sendo governada e reforça a importância dos atos da categoria. “Se não fosse o anúncio de paralisação e a grande mobilização não teríamos esse acordo”, afirmou Ritter que elogiou a união das categorias durante os atos realizados nesta terça-feira.

Mobilização com os servidores municipais de Porto Alegre pelas ruas da cidade na manhã desta terça-feira, 31