Home > Notícias > Pressão dos trabalhadores faz GHC recuar

27/11/2017 - Pressão dos trabalhadores faz GHC recuar

A mobilização das categorias no Grupo Hospitalar Conceição, com a firme atuação do Sindisaúde-RS, surtiu resultado. No último dia 24 de novembro, a direção do grupo chamou os sindicatos para a segunda reunião de negociação após a Reforma Trabalhista entrar em vigor, e voltou atrás na intenção de retirar direitos dos trabalhadores noturnos (confira imagens das atas de reunião ao final da matéria).

Se no primeiro encontro, realizado no dia 09 de novembro, os gestores haviam informado aos sindicatos presentes a intenção de não pagar a prorrogação do adicional noturno e horas extras habituais, na segunda reunião com os sindicatos, dia 24 de novembro (última sexta-feira), a direção voltou atrás e disse que irá manter a remuneração dos direitos citados, bem como dos repousos semanais remunerados e feriados, para todos os trabalhadores noturnos que tenham ingresso no GHC até o dia 10/11/2017, véspera da entrada em vigor da Reforma Trabalhista.

Mobilizações e recuo

A gestão do GHC só decidiu voltar atrás nesse ataque após intensa mobilização das categorias nas últimas semanas. No dia 10/11, o Sindisaúde-RS, a Aserghc e demais entidades de classe passaram a manhã e a tarde no GHC, promovendo uma aula pública sobre a Reforma Trabalhista e intervenções teatrais, e travando conversas com os trabalhadores. À tarde, as entidades e as categorias foram para o entorno do Tribunal Regional do Trabalho, onde realizaram uma manifestação em defesa da Justiça do Trabalho, e encerraram o dia na Esquina Democrática, em ato contra os ataques.

Durante os dias seguintes, o sindicato enviou diretores quase que diariamente aos hospitais do grupo, onde os sindicalistas realizaram panfletagens e conversas para deixar claro o que estava por vir, mas conseguimos evitar: cerca de 30% de redução no contracheque!

A luta continua

Advertimos a todos que o enfrentamento vai continuar, pois a gestão ainda pretende reduzir os direitos dos trabalhadores do diurno, além de ter mantido a retirada das remunerações para os contratados após o dia 10/11/2017. “O ataque continua, pois os novos entrarão com contracheque diferenciado. O primeiro pacote de maldades era endereçado aos noturnos, e agora querem atacar os diurnos. Vamos à luta”, explicou o diretor do Sindisaúde-RS, Ricardo Sarmanho, também funcionário do grupo.

A ata da reunião do dia 09 de novembro, na qual está registrada a intenção de retirar os direitos dos trabalhadores noturnos

Destaque do texto

Ata da reunião do dia 24 de novembro, última sexta-feira, marcando o recuo da direção após a mobilização das categorias

Destaque do texto da ata do dia 24