Home > Notícias > SANTA CASA - Pessoas que atendem aos critérios do processo e não estão nas listas iniciais

16/05/2019 - SANTA CASA - Pessoas que atendem aos critérios do processo e não estão nas listas iniciais

Trabalhadores e trabalhadoras que atendam aos critérios (abaixo) para inserção no processo da correção da base de cálculo dos adicionais (noturno e hora-extra) da Santa Casa, mas que não constam das listas de beneficiários já divulgadas (abaixo), devem comparecer à assembleia cuja data divulgaremos dentro dos próximos dias para informar o sindicato e o jurídico de tal situação, ou à sede do sindicato após a realização da assembleia.

Quem tem direito?

Os trabalhadores com contrato ativo bem como os desligados após 28 de janeiro de 2013 terão direito.

Já os valores devidos começam a ser contados a partir de 28 de janeiro de 2010. Isso porque o sindicato entrou com a ação em 28 de janeiro de 2015, e a ação retroage 5 anos.

Valores dependem de horas extras e do turno do trabalhador

A advogada Samara Ferrazza, do escritório Paese, Ferreira e Advogados Associados, que responde pelo departamento jurídico do sindicato, informa que alguns colegas ganharão menos e outros mais em termos financeiros, dado que o objeto da ação é a base de cálculo do adicional noturno e base de cálculo das horas extras. "Portanto, o valor a ser recebido dependerá da quantidade de horas extras que o trabalhador ou a trabalhadora fizeram, e/ou se ele(a) era do horário noturno", explica Samara.

Além disso, ela lembra que são 2964 trabalhadores na ativa beneficiados e outros 4668 inativos.

Lista de beneficiários na ativa

Clique aqui para ter acesso à lista dos beneficiários ainda na ativa!

Lista de beneficiários já desligados da Santa Casa

Clique aqui para a lista de trabalhadores já desligados do hospital que são beneficiários do processo

Atenção para oferta de serviços jurídicos por terceiros

Alguns trabalhadores, especialmente os que são beneficiários do processo da correção da base de cálculo dos adicionais na Santa Casa, estão sendo procurados por terceiros que ofertam e cobram por serviços já realizados pelo Sindisaúde-RS.

O trabalhador não deve arcar com custo algum pois o trabalho jurídico já foi executado pelo sindicato. Por isso, antes de assinar qualquer tipo de procuração, busque informação com o sindicato, seja pelo e-mail direcao@sindisaude.org.br, redes sociais (Facebook ou Instagram) ou pelo telefone 3378 6600.

Sindicato forte é isso!

A importância de manter seu sindicato sempre fortalecido, especialmente em tempos como os atuais, se demonstra nas lutas de rua e no trabalho de base que o Sindisaúde-RS faz. A partir de nossos diretores e delegados sindicais atuando nas bases, nós recebemos notícia dos problemas com direitos de nossos representados, que são trazidos então para dentro do sindicato e, após um grande trabalho que envolve toda a direção e um departamento jurídico que só pode ser mantido com a tua contribuição, surgem enormes retornos para a categoria. No caso, dessa vez os beneficiados serão 7614 mil trabalhadores e trabalhadoras da Santa Casa (entre ativos e inativos), que receberão cerca de R$ 18 milhões, pagos pelo sindicato, atraves de crédito em conta, a título de correção da base de cálculo dos adicionais noturno e de horas-extras.

R$ 18 milhões para quase 8 mil colegas: isso é um sindicato forte!

Trabalho do sindicato para devolver esses valores à categoria vem desde 2014. Na foto, presidente Arlindo Ritter em ato na Santa Casa (crédito da foto: Sindisaúde-RS / Tiago Coutinho)

O que é?

É a correção da base de cálculo dos adicionais (noturno e de hora-extra). "Nós entendíamos que esses adicionais não tinham seu cálculo corretamente realizado. Então questionamos, entramos em 1ª instância e ganhamos. A Santa Casa tem o direito legal de recurso às instâncias superiores, mas optou por buscar um acordo com o sindicato. No momento, a ação está suspensa enquanto a negociação está sendo finalizada", informou o secretário-geral, Julio Jesien.

Assembleia

A data será informada aqui no site e em nossas redes sociais. Fique atento, pois o restante das informações será passado apenas na assembleia.