Home > Notícias > SETEMBRO AMARELO - Contra o suicídio, falar é a melhor solução!

10/09/2019 - SETEMBRO AMARELO - Contra o suicídio, falar é a melhor solução!


Compartilhe nas suas redes sociais!


Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

No Sindisaúde-RS, existe a pasta de Saúde do Trabalhador. Nela, nossas psicólogas e médicas do trabalho atendem diariamente dezenas de pessoas - muitas, com preocupantes sintomas de depressão e, por vezes, pensamentos suicidas, grande parte devido a pressões oriundas do trabalho. Nossa diretoria trabalha todo ano nas negociações coletivas para melhorar as ferramentas de denúncia de chefias agressivas e que praticam assédio moral.

Setembro é o mês de combate ao suicídio, e o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Porque, a cada 40 segundos, alguém, em algum lugar do mundo, tira sua própria vida. Porque quase 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Por tudo isso, conscientize-se. Se você tem um(a) colega demonstrando sinais preocupantes, não deixe de conversar! Não deixe de avisar as pessoas próximas dela.

#FalarÉAMelhorSolução!

#VocêNãoEstáSozinho

#VocêNãoEstáSozinha

#DepressãoNãoÉFrescura

#SuaVidaImporta

Sindisaúde-RS recebe dezenas de trabalhadores por dia com sintomas de problemas psicológicos relacionados à carga de trabalho e assédio

Sinais preocupantes

- Aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas.

Essas manifestações não devem ser interpretadas como ameaças nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para um risco real.

- Preocupação com a própria morte ou falta de esperança.

As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos

- Expressão de ideias ou de intenções suicidas.

Fiquem atentos para os comentários abaixo. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes são ignorados:

"Vou desaparecer.”

“Vou deixar vocês em paz.”

“Eu queria poder dormir e nunca mais acordar.”

“É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar.”

- Isolamento

As pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer.

Atenção para frases como essas: elas podem ser um indicativo

Diante de uma pessoa sob risco de suicídio, o que se deve fazer?

- Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para falar sobre suicídio com essa pessoa. Deixe-a saber que você está lá para ouvir, ouça-a com a mente aberta e ofereça seu apoio.

- Incentive a pessoa a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, de saúde mental, de emergência ou apoio em algum serviço público. Ofereça-se para acompanhá-la a um atendimento.

- Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de serviços de saúde, de emergência e entre em contato com alguém de confiança, indicado pela própria pessoa

- Se a pessoa com quem você está preocupado(a) vive com você, assegure-se de que ele(a) não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo, pesticidas, armas de fogo ou medicamentos) em casa.

- Fique em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo.

Não tenha vergonha de ajudar. Você pode ser fundamental para salvar uma vida!