Home > Notícias > TESTAGEM JÁ! - Com apoio de infectologista no TRT-4, sindicato combate elitismo patronal

13/08/2020 - TESTAGEM JÁ! - Com apoio de infectologista no TRT-4, sindicato combate elitismo patronal


Compartilhe nas suas redes sociais!


Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

* com informações do escritório Paese, Ferreira

--

Na tarde desta quinta, o Sindisaúde-RS participou de mais uma rodada de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região em busca da testagem ampla para a categoria, em especial de assintomáticos. E, para rebater os argumentos elitistas das gestões, que presumem vidas valendo mais do que outras dentro dos locais de trabalho, o Sindisaúde-RS contou com a exposição técnica do médico infectologista Ronaldo Hallal. Segundo o especialista, trabalhadores (as) da saúde estão mais expostos que a população em geral, pois transitam em ambientes com maior carga viral e ainda sofrem com os outros fatores sociais de exposição (transporte público, condições de moradia e seguridade etc).

"As gestões têm alegado razões 'técnicas' para negar a testagem ampla à categoria. Pois bem, também trouxemos argumentos técnicos, então, para defender teses diferentes", declarou o presidente do sindicato, Julio Jesien, que esteve acompanhado pela vice-presidenta, Claudete Miranda. Com o auxílio de Hallal, o sindicato busca colaborar, trazendo subsídios técnicos que auxiliem na formação da convicção dos julgadores, seja para construção de uma proposta de acordo para os trabalhadores dos hospitais, seja apenas para auxiliar o Tribunal nas tomadas das futuras decisões a respeito do tema.

Além do Sindisaúde-RS, participaram da mediação a CUT-RS, Feessers, Aserghc, Sergs, Sindifars e Sinditest-RS. Representando juridicamente o sindicato estiveram os advogados do Escritório Paese, Ferreira, Renato Kliemann Paese e Ingrid Birnfeld.

Próxima mediação

20 de agosto