Home > Notícias > AUXÍLIO COVID – Sindisaúde-RS e deputada Melcchionna trabalham juntos para ajustar indenizações

09/07/2021 - AUXÍLIO COVID – Sindisaúde-RS e deputada Melcchionna trabalham juntos para ajustar indenizações

Auxílio Covid ( Lei Mara Rúbia )

A diretoria do sindicato se reuniu hoje pela manhã com a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS). Na pauta, a lei 14.128/21, conhecida como Lei Mara Rúbia em homenagem à primeira trabalhadora da saúde falecida por Covid-19 no Rio Grande do Sul. A lei, que tem a deputada e o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) como autores, foi construída pelos parlamentares através de trabalho e luta do Sindisaúde-RS. O sindicato atuou junto à Melchionna para criar essa norma que define auxílio financeiro, em âmbito nacional, a trabalhadores da saúde vítimas de Covid-19, bem como a seus familiares.

Porém, tais indenizações ainda não vêm sendo pagas, mesmo com a lei já sancionada pelo Congresso (após ter sido vetada pelo presidente Jair Bolsonaro). O Governo Federal vem criando impasses legais para liberar as indenizações, argumentando que não há regulamentação sobre quem teria direito a receber os valores.

Palavra do Sindisaúde-RS

“A lei é clara e objetiva, mas o governo vem se escondendo para não acatar o que já está legalmente em vigor. Assim, conversamos com a deputada Melchionna hoje sobre encaminhamentos para que as indenizações sejam efetivamente pagas a quem mais merece recebê-las no mundo todo: os (as) trabalhadores (as) da saúde brasileiros, que compõem um terço dos profissionais da saúde que faleceram no mundo todo pela Covid-19”, lembrou o presidente do sindicato, Julio Jesien.

Da esquerda para a direita: diretora Estela Mar; advogada Samara Ferrazza (Paese, Ferreira); presidente Arlindo Ritter; deputada Melchionna; presidente Julio Jesien; diretora Lúcia Mendonça; vice-presidenta Claudete Miranda