Home > Notícias > CACHOEIRINHA - Programa Assistir e gestão Cardiologia levam categoria a convocar assembleia de greve

13/03/2024 - CACHOEIRINHA - Programa Assistir e gestão Cardiologia levam categoria a convocar assembleia de greve

Diretor Arlindo Ritter fala para categoria

A categoria representada pelo Sindisaúde-RS e outras entidades de classe  no Hospital Padre Jeremias, de Cachoeirinha, compareceu em grande número à plenária convocada pelo sindicato para o fim da tarde de ontem (12). No encontro, a diretoria sindical tirou algumas dúvidas das (os) trabalhadoras (es) sobre o processo de transição de gestão que deve ocorrer no hospital: o Instituto Cardiologia, administrador até então, está em processo de recuperação judicial. O Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, assumirá a gestão a partir do dia 8 de abril. Com o cenário de ampla incerteza sobre as rescisórias, a categoria decidiu convocar uma assembleia geral para 27 de março, com votação de greve.

"Nossa preocupação é com os direitos da categoria. Há anos denunciamos a caixa-preta que são as finanças dos hospitais filantrópicos, como o Cardiologia, mas não nos escutam. Aí, temos resultados como esse de agora. Além disso, esse processo de precarização dos hospitais do RS, especialmente no interior, tem o dedo, aliás, a mão inteira do sr. Eduardo Leite e seu Programa Assistir", declarou o diretor do sindicato, Arlindo Ritter, que dirigiu a plenária, a qual ocorreu logo após o término de uma reunião entre a direção do Instituto de Cardiologia e os novos gestores (Hospital Ana Nery), que contou também com a participação da diretoria do Sindisaúde-RS: o presidente Julio Jesien, Ritter, a diretora Lúcia Mendonça e as delegadas sindicais Flabiana Oliveira (Cachoeirinha) e Viviane Machado (Alvorada).

Diretoria do sindicato e jurídico presente à reunião

Categoria compareceu em peso à plenária

Números e situação atual

O Instituto de Cardiologia informou que não possui os mais de R$ 40 milhões necessários para pagar as obrigações trabalhistas. Já o Hospital Ana Nery indicou que a Secretaria Estadual de Saúde estará envolvida no processo transição de 8 de abril, mas informou "desconhecer" as questões relativas às parcelas rescisórias.

E Alvorada?

As informações ainda não oficiais dão conta de que a Associação João Paulo II irá assumir a gestão do Hospital de Alvorada. Haverá uma reunião sobre o assunto na próxima semana, possivelmente com participação do Sindisaúde-RS.

Trabalhadoras (es) estão extremamente apreensivos com o processo de transição, e sindicatos estão firmes para garantir direitos

Políticos de olho

Representantes da deputada Stela Farias (PT)  e do deputado Thiago Duarte (União Brasil) estiveram presentes na plenária.

Reunião foi antes da plenária

Assembleia geral

O edital de convocação será publicado até o dia 15 de março, com todas as informações necessárias para a assembleia do dia 27.

O Sindisaúde-RS denunciava há meses que o Programa Assistir, do governador Leite e uma das causas da falência da saúde gaúcha, fecharia Alvorada e Cachoeirinha!
O presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, já havia publicado opiniões em Zero Hora (clique aqui) e Sul21 (clique aqui) no primeiro semestre do ano passado sobre as consequências do falido Programa Assistir do governador Eduardo Leite.
Já em 10/11/23, Jesien e demais membros da diretoria do Sindisaúde-RS foram retirados da Assembleia Legislativa do RS após cobrarem (vídeo abaixo) a base aliada do governador justamente pelo falido programa governamental: "O Programa Assistir de vocês tá quebrando a saúde pública! O Cardiologia tá fechando! Alvorada e Cachoeirinha não conseguem dinheiro!"

WhatsApp Image 2024-03-12 at 22.01.43 (1) WhatsApp Image 2024-03-12 at 22.00.11 insta (5) insta (7) insta (2) insta (3) WhatsApp Image 2024-03-12 at 22.01.43