Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2022 - 1ª mediação no TRT-4 escancara interesse do Sindiberf (filantrópicos) de impor tratamento desigual à categoria

31/10/2022 - CAMPANHA SALARIAL 2022 - 1ª mediação no TRT-4 escancara interesse do Sindiberf (filantrópicos) de impor tratamento desigual à categoria

Na última quarta-feira (26), ocorreu a primeira mediação no TRT-4 entre o Sindisaúde-RS e o Sindiberf (patronal) sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), documento que define legalmente direitos históricos acima da lei trabalhista e índice de reajuste salarial anual, quando obtido na negociação. O Sindisaúde-RS pediu a mediação do TRT-4 após a patronal ter voltado atrás em uma proposta inicial que já era ruim para a categoria e, pior ainda, ter proposto o absurdo de transformar o piso da enfermagem em um "teto" para as negociações salariais!

Nessa primeira reunião, foi possível colocar em conhecimento dos mediadores a cronologia da negociação, com a ideia de expor a falta de razoabilidade da patronal ao voltar atrás em propostas já colocadas e usar argumentos absurdos como esse do piso da enfermagem. Na próxima reunião, que ocorrerá dia 7 de novembro, espera-se uma resposta efetiva por parte da patronal, bem como um posicionamento dos mediadores que ajude a melhorar as negociações.

Palavra do Sindisaúde-RS

"Após meses de negociação suspensa por iniciativa única e exclusiva do Sindiberf, foi absurdo ouvirmos dos representantes deles a 'proposta' de piorar o que já havia sido proposto anteriormente. Tão baixa quanto essa 'proposta' foi a intenção deles de atrelar o piso da enfermagem à negociação salarial, como se uma coisa dependesse da outra. Assim, resolvemos buscar o TRT-4 para expôr como buscamos uma negociação razoável para todos, mas que qualquer tipo de boa intenção ficou pelo caminho com esses últimos movimentos patronais. Esperamos que, assim, os representantes dos gestores sejam constrangidos ao ficar escancarada a falta de razoabilidade deles, que pediram palmas para seus funcionários durante a pandemia, mas agora não querem prestar o mínimo reconhecimento material, que é pelo menos repor as perdas do INPC com retroatividade", declarou o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, após a mediação. Acompanhando a diretoria sindical na reunião estiveram a advogada Raquel Paese e o advogado Pedro Jacobi, do Escritório Paese, Ferreira.

O que é esta negociação e o que é o Sindiberf?

Você pode entender tudo clicando aqui. Em resumo, o Sindiberf representa os patrões de hospitais filantrópicos, beneficentes e religiosos. E a negociação é pela Convenção Coletiva de Trabalho Sindisaúde-RS / Sindiberf, documento que institui, legalmente, índice de reajuste salarial que o sindicato obtém nessa negociação, além de vários direitos históricos acima da CLT (confira-os clicando aqui).

Primeira reunião de mediação foi de esclarecimentos. A segunda será dia 7