Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2022 - É tua hora de decidir, trabalhador (a) da base Sindisaúde-RS/Sindihospa!

25/07/2022 - CAMPANHA SALARIAL 2022 - É tua hora de decidir, trabalhador (a) da base Sindisaúde-RS/Sindihospa!

Colega representada (o) pelo Sindisaúde-RS no GHC, HCPA, casas de saúde e hospitais privados de Porto Alegre: a comissão de negociação pela nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Sindisaúde-RS/Sindihospa convoca você para assembleia geral na próxima sexta-feira, dia 29 de julho, com última chamada às 14h, em frente à entrada do HCPA (Rua Ramiro Barcelos, 2350).

Na pauta, a apresentação da última contraproposta do Sindihospa obtida em mesa de negociação. O edital convocatório sairá na edição desta terça-feira (26) no jornal Correio do Povo.

Assembleia: espaço soberano da classe trabalhadora

O Sindisaúde-RS lembra que é apenas na assembleia que a proposta será apresentada, o que sempre foi a conduta do sindicato como forma de estimular o comparecimento da categoria a esse que é o lugar de decisão do (a) trabalhador (a). Até por isso o espaço escolhido é aberto e de fácil acesso.

Assembleia será em frente à entrada principal do HCPA. Na foto, assembleia de março de 2019 (crédito: Tiago Coutinho)

Palavra do Sindisaúde-RS

"Começamos as discussões sem números na mesa, e entendemos que agora chegamos a uma contraproposta que tem de ser deliberada em assembleia. Se a categoria quiser aceitar, o sindicato assim o fará. E, se a assembleia negar a proposta, voltaremos à mesa de negociação com um retorno sólido para tentarmos melhorar os índices até agora atingidos. Foram diversas reuniões formais desde a assembleia de construção da pauta em março, sendo que o último encontro só foi chamado pela patronal porque o sindicato convocou a categoria para a realização de atos de luta nos hospitais.

Foto é da última reunião, ocorrida em 18 de julho, convocada pelo Sindihospa após comissão anunciar atos de luta devido à falta de melhora na contraproposta

A assembleia

29/07 (sexta-feira)

14h (última chamada)

Em frente à entrada do Hospital de Clínicas (Rua Ramiro Barcelos, 2350)

Pauta resumida: avaliação da contraproposta patronal para nova CCT e instituição de cota negocial (em caso de aprovação da contraproposta).

Edital que sairá na edição desta terça-feira do Correio do Povo

Quem esta negociação representa e o que é o Sindihospa?

É o sindicato patronal que representa casas de saúde e hospitais privados de Porto Alegre, bem como o GHC e o HCPA. Isso significa que as negociações firmadas entre Sindisaúde-RS e Sindihospa contemplam os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS nos hospitais pertencentes ao GHC, Hospital de Clínicas (HCPA), Divina Providência, Independência, Mãe de Deus, Santa Ana, Moinhos de Vento, São Lucas da PUC, Ernesto Dornelles, Blanc. Além disso, trabalhadores em clínicas (ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias), laboratórios, geriatrias, consultórios médicos e pet shops da Capital, desde que sejam empresas filiadas ao Sindihospa, estão também contemplados pelas negociações.

O que é a Convenção Coletiva Sindisaúde-RS/Sindihospa?

É o documento legal que define os termos da negociação entre um sindicato de classe (Sindisaúde-RS) e um sindicato patronal (Sindihospa), incluindo índice de reajuste salarial e direitos acima da lei trabalhista. No Brasil, não existe reajuste automático do salário desde 1992 (Lei 8.542/92): nem mesmo o índice da inflação é reposto ao trabalhador se não houver um sindicato negociando por ele.

Além disso, a Convenção Sindisaúde-RS/Sindihospa também garante a você muitos direitos acima da CLT. Por exemplo, nossa Convenção te dá horas extras a 100% (CLT: só 50%), adicional noturno a 50% (CLT: só 20%) e quinquênio (não existe na CLT). Clique aqui e conheça, resumidamente, mais desses direitos! Ou clique aqui e acesse os documentos de todas as últimas negociações!

Mais informações sobre a Campanha Salarial 2022

Clique aqui e acesse a Central da Campanha Salarial, disponível também na capa do site!