Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2023 - Mediação traz avanços sobre a Convenção Coletiva nos hospitais filantrópicos

04/01/2024 - CAMPANHA SALARIAL 2023 - Mediação traz avanços sobre a Convenção Coletiva nos hospitais filantrópicos

Última mediação sobre a Convenção Coletiva Sindisaúde-RS / Sindiberf foi no apagar das luzes de 2023. Crédito da foto: comunicação do Sergs

Com informações da Comunicação do Paese, Ferreira

Foto: Comunicação do Sergs

O Sindisaúde-RS e demais sindicatos representativos dos trabalhadores do setor (Sergs, Sindifars e Sinditest-RS) participaram, em 18 de dezembro, de sessão de mediação sob o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) na tentativa de obter do sindicato que representa os patrões de hospitais filantrópicos, o Sindiberf-RS, reajuste salarial digno para a data-base de 2023 (no nosso caso, abril/23), garantindo a recomposição pelo INPC integral e as perdas decorrentes da não retroatividade à data-base.

O presidente Julio Jesien representou a categoria na mesa de negociação, assessorado juridicamente pela advogada Raquel Paese e pelo advogado Pedro Henrique Jacobi (escritório Paese, Ferreira). Foi a 10ª sessão de mediação realizada no TRT4 entre as partes.

Encaminhamentos

"A mediação foi produzindo alguns resultados objetivos, como a concessão de reajuste salarial de 4,5% aos empregados da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre em agosto/23 e aos empregados do Hospital Vila Nova e demais unidades integrantes do complexo em outubro de 2023. Em relação a demais hospitais, obteve-se a garantia do reajuste salarial de 4,5% em novembro de 2023 às bases do Sindisaúde-RS e do Sinditest-RS, cujas data-base são 1º de abril, e de 4% à base do Sergs (enfermeiros) e do Sindifars (farmacêuticos), cujas datas-base é 1º de maio", explicou Raquel Paese.

Próximos passos

A mediação segue em relação às perdas pela não retroatividade dos reajustes às datas-bases. O Sindiberf se comprometeu a apresentar uma proposta sobre esta reivindicação específica. Uma nova mediação foi agendada para o dia 16 de janeiro.