Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2023 - Sindisaúde-RS arranca do Sindihospa 1ª proposta de reajuste, com apoio da mediação do TRT-4

14/06/2023 - CAMPANHA SALARIAL 2023 - Sindisaúde-RS arranca do Sindihospa 1ª proposta de reajuste, com apoio da mediação do TRT-4

Campanha Salarial 2023

Aconteceu ontem (13) a terceira rodada de mediação judicial da negociação sobre a Convenção Coletiva de Trabalho entre o Sindisaúde-RS, representando os trabalhadores da saúde, e o Sindihospa, representando os hospitais e clínicas. Após 6 atos em 20 dias, finalmente obtivemos da patronal uma primeira proposta de reajuste, ainda que muito aquém da que buscamos. Além disso, a mediação sugeriu a possibilidade de um abono em relação às perdas dos últimos 3 anos.

Terceira rodada de mediação judicial aconteceu no TRT-4

1ª proposta de reajuste

Finalmente, o Sindihospa cedeu, apresentando uma proposta de reajuste salarial de 4,5% retroativo à data-base, que é 1º de abril. Além disso, buscando reparar as perdas dos últimos três anos, o mediador, desembargador e vice-presidente do TRT-4, Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, apresentou a proposta de um abono linear de R$ 3 mil para cada trabalhador.

Próxima mediação

Atualização: a reunião que seria em 22 de junho foi remarcada para 26 de junho, 14 horas.

Palavra do Sindisaúde-RS

O presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, considerou que houve avanço na negociação. "Finalmente apresentaram uma proposta. Isso é efeito da nossa luta pela valorização dos profissionais da saúde, mas ainda precisamos recuperar as perdas dos anos anteriores e descartar de vez qualquer tentativa de retirar direitos".

Entenda o contexto da negociação

A primeira reunião de negociação aconteceu em 18 de abril, quando o Sindihospa afirmou que não tinha interesse em tirar direitos dos trabalhadores. No entanto, a mesa de negociação foi suspensa pelo Sindisaúde-RS em 23 de maio, quando a patronal voltou atrás e apresentou uma pauta exigindo a retirada ou rebaixamento de direitos históricos, como a hora-extra e adicional noturno. Desde então, a mediação da negociação vem sendo conduzida no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

O desfecho dessa Convenção Coletiva de Trabalho tem um impacto significativo na base do Sindisaúde-RS, definindo as condições de trabalho de profissionais que atuam em casas de saúde e hospitais privados de Porto Alegre, além do GHC e HCPA.

Baixa participação da categoria na caminhada da saúde. Sindicato é instrumento, não faz luta sozinho!

Manifestação contou com apoio e solidariedade de outros sindicatos e movimentos

Durante a manhã, antes da mediação, o Sindisaúde-RS realizou manifestação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre para denunciar a tentativa de retirar direitos dos profissionais da saúde. Infelizmente, a categoria não teve o envolvimento esperado e demonstrado nas redes sociais. Com convocatórias constantes do sindicato e anúncios nas ruas, esperava-se realizar uma grande caminhada pela cidade, mas o quórum de participantes foi pequeno.

"Tivemos muitos apoios políticos e de classe importantes. A categoria, porém, não veio como esperávamos. É necessário entender que sindicato é instrumento do trabalhador. Não somos nada sem a luta da categoria. Vamos trabalhar para ter cada vez mais gente", comentou o presidente Julio Jesien. Nos últimos dias, também foram realizados protestos no Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus e no Hospital Divina Providência. As manifestações continuarão ocorrendo até a próxima mediação.

Central da Campanha Salarial

Clique aqui para acessar e ler todas as notícias que temos publicado sobre as negociações do ano em nossas bases.

IMG_8592 IMG_8615 IMG_8628 IMG_8605 IMG_8608 IMG_8627 IMG_8630 IMG_8629 IMG_8631 IMG_8654 IMG_8645 IMG_8660