Home > Notícias > CANOAS – Interventores do HU se comprometem a trabalhar com sindicato para seguir a Convenção Sindiberf

17/01/2023 - CANOAS – Interventores do HU se comprometem a trabalhar com sindicato para seguir a Convenção Sindiberf

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Na manhã desta terça (17), a direção do Sindisaúde-RS foi ao Hospital Universitário (HU) de Canoas devido a denúncias realizadas pela categoria, em especial de desvio de função. O sindicato levou uma considerável representação, com sete diretores, para aproveitar a ocasião e discutir uma questão de anos: a negociação coletiva que o HU deve  seguir.

O presidente Julio Jesien esteve acompanhado das diretoras Lúcia Mendonça, Maria Luiza, Maria Helena, Marly Magalhães e dos diretores Cláudio de Lima e Carlos Alexandre. Entenda abaixo sobre o que tratam nossas negociações e sobre a reunião de hoje.

Sindicato mandou sete diretores para Canoas hoje

Denúncia sobre trabalhadores da psiquiatria motivou a reunião

O sindicato recebeu denúncias graves, de que trabalhadoras (es) da psiquiatria estavam sendo colocados em escalas para lavagem de roupas de pacientes. "Levamos a denúncia ao pessoal da intervenção. Eles disseram que sequer sabiam sobre a existência das máquinas para lavar e secar roupas no setor. Foi verificado junto à gestão do ambiente, que confirmou a existência das máquinas", explicou Jesien. Porém, não foi assumido o fato, denunciado pela categoria, de que os trabalhadores teriam escalas para realização desse desvio de função. Isso será investigado e cobrado pelo Sindisaúde-RS.

Negociações coletivas: direitos acima da CLT para a categoria!

Muitas (os) trabalhadoras (es) não sabem, mas as negociações coletivas que o Sindisaúde-RS faz todo ano com entidades patronais ou empresas garantem direitos acima da CLT para representados pelo sindicato.

No caso do HU de Canoas, desde que a Fehosul, entidade patronal que representava o hospital, deixou de firmar negociações, os trabalhadores ficaram desamparados em comparação com a maior parte de nossa base. Isso porque cerca de 80 a 90% de nossas (os) representadas (os) trabalham em hospitais e empresas que compõem a base dos sindicatos patronais Sindihospa e Sindiberf, com os quais temos negociações anuais que são chamadas de Convenções Coletivas. E demais trabalhadoras (es) atuam em empresas que têm Acordos Coletivos firmados diretamente conosco, como no caso das Unimeds, FMSC, entre outras. "Por serem beneficiários dessas negociações, tais trabalhadores têm uma série de direitos acima da CLT, além de garantias legais e reajuste anual", explica o diretor jurídico do sindicato, Cláudio de Lima.

Se você quiser entender mais sobre o que significam nossas negociações coletivas, clique aqui!

Palavra do Sindisaúde-RS

“Hoje, os representantes municipais se comprometeram conosco a gestar, junto ao Sindiberf, para que o HU siga a Convenção (clique aqui para ver o documento oficial da negociação). Estamos trabalhando, junto ao departamento jurídico do município, para que num futuro próximo essa formalização seja celebrada, o que garantiria a nossas (os) representadas (os) uma série de direitos, garantias e reajuste anual. Pelo lado da gestão, isso ajudaria a diminuir o passivo trabalhista”, comentou Lima.

Rescisórias, FGTS e gestantes

Lembramos que o sindicato já move ações coletivas em favor de seus representados que trabalhavam para o Gamp. Leia mais sobre elas clicando aqui.

Reunião foi pela manhã na sede do hospital