Home > Notícias > CANOAS - Mediação marca 28/01 para prefeito Jairo Jorge apresentar cronograma. Sindisaúde-RS cobra empregos

12/01/2022 - CANOAS - Mediação marca 28/01 para prefeito Jairo Jorge apresentar cronograma. Sindisaúde-RS cobra empregos

Após uma manhã de luta, com uma vigília realizada pela diretoria do Sindisaúde-RS e trabalhadores em frente à Prefeitura de Canoas, o sindiato cobrou, na mediação da tarde de hoje, a garantia da manutenção dos empregos dos 3267 trabalhadores, sendo que mais de 2 mil são representados pelo Sindisaúde-RS. Além disso, como encaminhamentos práticos, o juiz mediador, dr. Rodrigo Trindade, estipulou a data de 28 de janeiro para que o prefeito Jairo Jorge (que participou da reunião) informe um cronograma de como será feito o pagamento das rescisórias aos trabalhadores. Além disso, também deverá ser informado, conforme a ata, qual será o instrumento coletivo que será seguido nesse procedimento.

Após a vigília, trabalhadores e diretoria acompanharam a mediação...

... da qual participou o presidente Julio Jesien.

O presidente Julio Jesien, em sua fala, cobrou o prefeito Jairo Jorge sobre sua responsabilidade com a transição de contrato após o fim da contratualização com o Gamp. "Um ano administrando o hospital e não fez a licitação!", avisou Jesien. Lembrou também que foi Jairo Jorge quem contratou o Gamp, fez cobrança sobre o assédio praticado pelos gestores contra os trabalhadores, e também exigiu saber qual o instrumento coletivo a ser utilizado.

Mediação se encerrou perto das 17h30min

Prefeito é confrontado sobre rescisórias

O prefeito Jairo Jorge foi extremamente evasivo ao tratar das rescisórias, mencionando datas no início de fevereiro. Os sindicalistas presentes à reunião, porém, apontaram a retórica vazia do prefeito, que logo acabou solicitando a reunião em 28 de janeiro para apresentar um plano de pagamento, após um alegado "acerto de contas" que a Prefeitura teria a fazer. Nesse sentido, o representante jurídico do Sindisaúde-RS, advogado Silvio Boff (Escritório Paese, Ferreira), interviu: "O lógico é, se há um acerto de contas que o Município tem que fazer, que pague os valores devidos a quem está precisando primeiro, os trabalhadores, e depois cobre do Gamp".

Encaminhamentos práticos

- Foi designada a data de 28 de janeiro para que o Município de Canoas apresente cronograma para pagamento das rescisórias, indicação de instrumento coletivo a ser seguido e encaminhamento da situação de empregados com garantia de emprego.

- Até dia 27 de janeiro, será pago o saldo de salários do mês.

- Também até dia 27 de janeiro, o Município se compromete a apresentar os RCTs (rescisões) à Vara de Canoas, para que seja providenciada a liberação do FGTS e o encaminhamento de seguro-desemprego (através de alvará judicial).

- O Município de Canoas informou ainda estar explícito nos editais que as entidades sucessoras à Gamp deverão dar prioridade à recontratação dos empregados da sucedida (Gamp). Houve ainda o comprometimento de não interromper os atendimentos aos pacientes durante a transição.