Home > Notícias > CANOAS - Sindicato se reúne com prefeito Jairo Jorge sobre HU, HPS, FMSC e Gracinha

08/03/2021 - CANOAS - Sindicato se reúne com prefeito Jairo Jorge sobre HU, HPS, FMSC e Gracinha

Nna tarde da última quinta (04), o Sindisaúde-RS se reuniu com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e com os gestores do Hospital Universitário (HU), Hospital de Pronto Socorro (HPS), Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG, o Gracinha) e da Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC). No encontro, o sindicato levou à gestão municipal os problemas relatados pelos trabalhadores do Hospital Universitário, Hospital de Pronto Socorro, Gracinha e Fundação Municipal de Saúde de Canoas. Também foi abordada a situação das UPAs e do PIS, bem como o que a nova gestão municipal pretende para o HU e o HPS.

"Setenta e um trabalhadores fizeram relatos online para nós sobre problemas trabalhistas dos mais doversos. Isso gerou um relatório de 9 páginas, que levamos a conhecimento do prefeito. Agora, novas reuniões estão agendadas com os gestores de cada local de trabalho. Iremos investir muito de nosso trabalho de negociação nessas reuniões específicas", explicou o presidente Julio Jesien.

Confira abaixo os temas abordados, alguns encaminhamentos e datas das novas reuniões.

Situação das UPAs

O prefeito Jairo Jorge disse que a proposta dele não é a mesma que a do prefeito anterior. Assim, informou que irá fazer uma licitação por 5 anos, concluindo o processo de edital no final de maio e lançando-o entre junho e julho

PIS e FGTS

Foi informado de que está sendo realizada uma conversa com a Caixa Econômica sobre a situação.

HU

O Sindisaúde-RS tratou das reclamações sobre a relação de trabalho entre técnicos e enfermeiros, sobre a questão do desaparecimento de horas, a pauta da jornada 12x36 trazida pelos higienizadores, os problemas com homologações e depósito do FGTS e sobre o pedido de insalubridade a 40% para as áreas fechadas.

Nova reunião com a gestão do hospital ocorre quinta (11), às 14h.

Gracinha

O tema do FGTS foi o mais abordado. Nova reunião ocorre na próxima sexta (12).

FMSC

O tema da insalubridade a 40% nas áreas fechadas foi o mais conversado. O sindicato já vinha tendo reuniões com os gestores através dos nossos diretores Arlindo Ritter e Júlio Duarte, que darão seguimento às conversas.

HPS

Os temas relativos ao FGTS e à insalubridade a 40% para as áreas fechadas foram abordados.