Home > Notícias > CANOAS - Sindisaúde-RS no Gracinha para exigir os direitos das (os) trabalhadoras (es)

20/12/2022 - CANOAS - Sindisaúde-RS no Gracinha para exigir os direitos das (os) trabalhadoras (es)

Júlio Câmara - Comunicação

Não é de hoje que o Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas (Gracinha) vem deixando de cumprir com seus deveres com as (os) trabalhadoras (es). Mesmo com as mudanças de gestão a situação mantém-se a mesma, como se fosse uma prática comum do hospital. Para exigir que isso mude, a diretoria do Sindisaúde-RS esteve esta manhã na instituição para falar com os diretores do hospital, que se comprometeram a resolver os casos. O sindicato irá continuar pressionando para que a promessa se cumpra.

São vários os casos que vêm se arrastando através dos anos. Há constante atraso de salários e do depósito do FGTS, por exemplo, que impedem as homologações no sindicato. Segundo a diretoria do hospital, tudo será posto em dia. O pagamento do vale-transporte tornou-se um desafio, especialmente para quem trabalha no noturno: as passagens até são dadas, mas para poucos dias e somente a partir das 8h, fazendo com que muitos tenham que esperar pela abertura do RH. As férias também são um problema: o hospital faz o desconto (e assim não paga multa), mas o trabalhador só recebe cerca de 60 dias depois de sair em férias e, neste período, fica à mercê das cobranças do banco. Também essa situação a diretoria do hospital afirmou que irá resolver.

Enquanto as (os) trabalhadoras (es) esperam pelos seus direitos, o hospital continua fazendo obras, provando que dinheiro há, o que falta é vontade de cumprir com as obrigações. Por isso, o sindicato incentiva as (os) funcionárias (os) do Gracinha a procurar seus direitos, mesmo aqueles que estão receosos de sofrerem represálias. O Sindisaúde-RS já mantém ações coletivas para conseguir os pagamentos devidos, mas também é possível entrar com ações individuais, contando com o auxílio da assessoria jurídica do sindicato.

Carlos Alexandre Nunes Silveira, Diretor de Imprensa e Divulgação
Stéfano Mariotto de Moura, Coordenador de comunicação