Home > Notícias > CANOAS - Sindisaúde-RS se reúne com Comissão de Intervenção no HPS

30/06/2022 - CANOAS - Sindisaúde-RS se reúne com Comissão de Intervenção no HPS

Na manhã desta quinta (30), a diretoria do Sindisaúde-RS se reuniu com a Comissão de Intervenção do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas. O presidente Julio Jesien, a vice-presidenta Claudete Miranda e o diretor Júlio Duarte representaram a categoria. Na semana que vem, o sindicato buscará reunião com a Comissão de Intervenção do Hospital Universitário. Ambos os contratos de gestão se encerram em 27 de julho.

Reunião de hoje em Canoas. Pela Comissão, estiveram presentes, ao lado direito da foto e da esquerda para a direita, a chefia do RH (Lenifer), Suélen Arduin (gestora financeira) e o jurídico (dr. Rafael)

Resumo

- Término da intervenção: a Comissão informou que a interventora Suélen Arduin, presente à reunião, trabalha em conjunto com a também interventora Eleonora Walcher em uma construção entre Procuradoria Geral do Estado do RS (PGE-RS) e Procuradoria Geral do Município (PGM) de Canoas pela prorrogação da intervenção até que se efetive, com êxito, a licitação da gestão do HPS. Segundo a Comissão, há apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para construir essa continuidade; porém, esta ainda depende de um posicionamento do Ministério Público (MP).

- Pagamento de eventuais rescisórias: o Sindisaúde-RS perguntou se estaria tudo certo para um eventual pagamento das rescisórias, caso necessário. Como retorno, a Comissão informou que, durante o período de intervenção, está sendo feito o aprovisionamento de verbas. Ou seja, a Comissão afirma que, em um eventual fim do contrato com a ACENI, a categoria receberá normalmente seus direitos. São 770 trabalhadoras (es), grande maioria representada pelo Sindisaúde-RS. Com isso, foi estabelecido também um canal de comunicação aberto entre sindicato e Comissão para solução de eventuais problemas.

- Instrumento coletivo usado: a Comissão informou que tem seguido o constante da Convenção Coletiva firmada com o Sindiberf por  orientação jurídica que receberam.

- Gestantes em áreas insalubres: o sindicato levou a denúncia da categoria à mesa. A Comissão admitiu o ocorrido, mas afirmou que todas as gestantes já foram deslocadas para áreas salubres.