Home > Notícias > CARDIOLOGIA POA - Dia intenso de articulação! Sindisaúde-RS e comando de greve encontram secretário municipal para entender repasses

11/07/2023 - CARDIOLOGIA POA - Dia intenso de articulação! Sindisaúde-RS e comando de greve encontram secretário municipal para entender repasses

O presidente Julio Jesien gesticula em reunião na qual buscou informações, junto ao secretário municipal de saúde, sobre os recursos enviados ao hospital. A gestão do Cardiologia alega falta de verbas para tentar justificar os atrasos salariais
(crédito da foto: Julio Jesien arquivo pessoal)

Na tarde de hoje, o Sindisaúde-RS movimentou-se mais uma vez na vigilância pelo pagamento correto dos salários da nossa base no Instituto de Cardiologia de POA. O presidente Julio Jesien representou o sindicato em reunião com o secretário municipal da saúde da Capital, Fernando Ritter. No encontro, Jesien buscou informações sobre os recursos contratualizados nas três esferas com o Cardiologia. Acompanharam nosso presidente o vereador Roberto Robaina (PSOL-RS), que vem engajado na luta junto com a categoria no Cardiologia; o advogado SIlvio Boff, do departamento jurídico do sindicato (Paese, Ferreira); e uma comissão de trabalhadores que compõe o comando de greve. "Enfatizo o papel fundamental das (os) colegas do comando de greve, que enriqueceram nossa reunião com muitos detalhes do que vem ocorrendo no Cardiologia", comentou Jesien

Palavra do Sindisaúde-RS

Jesien explicou, sobre a reunião com o secretário: "Nos foi dito pelo secretário que um valor em torno de R$ 3,8 milhões foi repassado na segunda-feira. E que haveria ainda um resíduo de um outro serviço, se não me engano um valor em torno de R$ 1,2 milhões, que possivelmente será repassado ainda nesta semana. Bem, a partir disso, é um trabalho de melhoramento da gestão do hospital, cuja atuação inclusive entendemos que deve se discutir em outras esferas. Assim, nosso parceiro de luta, vereador Robaina, já conseguiu para quinta-feira, às 15:30, uma reunião com o Ministério Público de Contas. Porque nós queremos entender não só as receitas do hospital, mas acima de tudo como é que estão acontecendo essas dívidas."

Jesien também comentou sobre uma tentativa de compreender quais são as situações que o hospital vem passando, dado que tem desonrado seguidamente seus compromissos trabalhistas: "Uma outra situação é se realmente não há problemas na questão das despesas e receitas do Cardiologia. Contudo, a portaria do GSM/MS do ano passado acelerou um certo prejuízo. Nesse sentido, o secretário municipal de saúde de Porto Alegre ficou de fazer contato com a Secretaria Estadual de Saúde, para ver o que seria viável fazer com relação ao Cardiologia".

Por fim, o presidente do sindicato solicitou ao secretário Ritter a "possibilidade de uma intervenção técnica do Munícipio em conjunto com o Estado". Ritter disse que buscaria informçoes sobre a viabilidade da ação.

Dia intenso de luta e articulação!

Além da reunião, houve ainda audiência na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores de POA para tratar sobre os problemas que vêm se repetindo no hospital. Jesien, enquanto representante de centenas de trabalhadores que não recebem salários, FGTS e férias corretamente, levou a conhecimento dos vereadores os graves problemas do hospital.

Da esquerda para a direita, presidente Jesien, o secretário municipal de saúde, Fernando Ritter, vereador Roberto Robaina e o advogado Silvio Boff

WhatsApp Image 2023-07-11 at 17.42.00 (1) WhatsApp Image 2023-07-11 at 17.41.59 WhatsApp Image 2023-07-11 at 17.42.00 WhatsApp Image 2023-07-11 at 17.42.01