Home > Notícias > CARDIOLOGIA - Sindicato leva denúncias da categoria à gestão

03/12/2021 - CARDIOLOGIA - Sindicato leva denúncias da categoria à gestão

Na manhã desta sexta (03), a diretoria do Sindisaúde-RS se reuniu com a gerência de RH e o adjunto do superintendente do Instituto Cardiologia para tratar de diversos temas que têm chegado a nossos diretores na base. Supressão do adicional noturno em folgas, atestados e feriados, a comunicação interna sobre as orientações de apresentação pessoal , o não depósito do FGTS e as práticas antissindicais, que afetam todos os hospitais, foram algumas das questões tratadas. Além disso, o sindicato também cobrou resoluções sobre a sala de descanso no hospital da Capital e as más  condições de trabalho no ambulatório da Rua Santana, também em Porto Alegre.

Confira as informações trazidas pelo presidente Julio Jesien.

Gestão nega supressão do adicional; informe-nos!

A gestão negou que ocorra supressão do adicional noturno em folgas, atestados e feriados. Com isso, o sindicato precisa que você acesse o formulário específico que disponibilizamos (clique aqui) e informe-nos sobre essas situações para que possamos, primeiramente, cobrar a gestão administrativamente e, se a gestão continuar negando, entrar na Justiça.

Sindicato contrapõe orientações sobre apresentação pessoal

O sindicato enfrentou a gestão e defendeu que o material que coloca orientações para "apresentação pessoal", para além de constranger os funcionários, é machista, pois trata do velho discurso sobre "roupas curtas", típico da visão retrógrada de que a exibição do corpo humano seria uma espécie de "convite", o que não deve ter lugar no século XXI. Por fim, inibe a individualidade de cada trabalhador ao tentar impor visões de mundo particularistas, que não podem ser impostas a um coletivo. Além disso, o material não deixa claro se as orientações são para dentro do hospital ou se sequer se pode chegar no local de trabalho sem seguir as "orientações".

Não depósito do FGTS

O sindicato cobrou a gestão e teve, como retorno, o prazo de 60 dias para o problema ser solucionado junto à Caixa.

Práticas antissindicais

Jesien manifestou indignação com as práticas antissindicais que ocorrem em toda a rede, que chegaram ao ponto de a gerência de RH encaminhar informativo a todas coordenações incitando ida ao sindicato para entrega de termo de oposição.

Fica esperto: teu aumento só veio por causa do Sindisaúde-RS, e teus direitos mantidos também!

Os 6,94% que tu vais receber de reajuste só virão porque o Sindisaúde-RS negociou durante meses com a gestão por você. O teu adicional noturno a 50%, as horas-extras a 100%, muito acima da CLT, também só continuarão por causa dessa negociação.

Por isso, não entregue termo de oposição. E se quiser, associe-se ao sindicato. Sócios não pagam a cota, inclusive.

Não sabote a si próprio

Sala de descanso (Porto Alegre)

Em fase final, com previsão de entrega aos trabalhadores no fim do ano.

Más condições de trabalho no ambulatório do Cardiologia na Santana (Porto Alegre)

Até dia 15, as (os) trabalhadoras (es) serão retirados do atual local de trabalho e transferidos para novo ambiente, o qual está sendo concluído.