Home > Notícias > COVID-19 - Sindisaúde-RS firma parceria com UFRGS para pesquisa sobre impactos da Covid-19

22/09/2023 - COVID-19 - Sindisaúde-RS firma parceria com UFRGS para pesquisa sobre impactos da Covid-19

Júlio Câmara - Comunicação

Na manhã de 22 de setembro, o Sindisaúde-RS deu um passo em direção à compreensão dos impactos da Covid-19 ao assinar um termo de colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Essa parceria estratégica busca contribuir para a pesquisa que analisa os efeitos profundos da pandemia que tem afetado a sociedade.

Assinatura do termo aconteceu na sede do sindicato

Objetivos do projeto

O professor doutor Jean Segata, do departamento de antropologia da UFRGS e coordenador da Rede Covid-19, elucidou os objetivos deste projeto de colaboração para a diretoria do sindicato e delegados sindicais. O foco central da iniciativa é o desenvolvimento de pesquisas qualitativas que buscam examinar minuciosamente os impactos da Covid-19 em várias dimensões, como a científica, tecnológica, social, política, histórica e cultural.

As duas fases da pesquisa

O projeto se divide em duas fases bem definidas: na primeira, intitulada "A Covid-19 no Brasil: análise e resposta aos impactos sociais da pandemia entre profissionais de saúde e população em isolamento", a pesquisa se concentra na fase inicial da pandemia. Já na segunda fase, "A Covid-19 no Brasil 2: análise e resposta aos impactos sociais da imunização, tratamento, práticas e ambientes de cuidado e recuperação de afetados", a atenção se volta para as fases subsequentes, incluindo os desafios e soluções relacionados à imunização e ao tratamento.

Um esforço coletivo

A Rede Covid-19 Humanidades MCTI, responsável pelo projeto, não opera de forma isolada. Ela se conecta a uma série de projetos parceiros e recebe apoio de iniciativas da sociedade civil, como a Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (AVICO). Isso reforça a amplitude e a relevância desse esforço conjunto para compreender as complexidades da pandemia.

Participação dos trabalhadores da saúde

Como parte fundamental dessa parceria, o Sindisaúde-RS se compromete a auxiliar na coleta de informações importantes. Um questionário será amplamente divulgado entre os trabalhadores da saúde que foram afetados pela Covid-19. Os dados obtidos serão disponibilizados para os pesquisadores envolvidos no projeto, além de subsidiar a gestão do Sindisaúde-RS na formulação de políticas em defesa da saúde do trabalhador. Essa participação ativa dos profissionais da saúde é fundamental para direcionar ações e políticas mais eficazes.

Uma parceria pela saúde

A parceria entre o Sindisaúde-RS e a UFRGS representa uma aliança estratégica entre a pesquisa acadêmica e o compromisso sindical em defesa da saúde e do bem-estar dos trabalhadores. O resultado esperado é a produção de conhecimento que contribuirá para enfrentar e superar os desafios impostos pela Covid-19, que persistem até hoje.