Home > Notícias > Dia de luta: Trabalhadoras (es) da saúde exigem soluções para o Programa Assistir

02/05/2023 - Dia de luta: Trabalhadoras (es) da saúde exigem soluções para o Programa Assistir


Compartilhe nas suas redes sociais!


Júlio Câmara - Comunicação

O Sindisaúde-RS está planejando um dia de mobilização no dia 5 de maio, com o objetivo de encontrar soluções para os problemas gerados pelo Programa Assistir, do governo do Estado do Rio Grande do Sul. A programação começará às 11h com um ato na Esquina Democrática, seguindo com uma caminhada até a Assembleia Legislativa, onde ocorrerá uma audiência pública para discutir o tema.

Clique aqui para divulgar no Instagram ou clique aqui para compartilhar no Facebook

Demissões na saúde: Não vamos assistir, vamos resistir!

O Programa Assistir, lançado em 2021 com o intuito de solucionar problemas financeiros na área da saúde gaúcha, tem gerado crises em diversos hospitais, com o corte de recursos que afetaram os trabalhadores da saúde. O presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, destaca a disparidade gerada pelo Assistir, com o fechamento de leitos do SUS, risco de desemprego e exclusão abusiva de direitos, afetando municípios como Viamão, Canoas, Alvorada e Cachoeirinha.

O Hospital Nossa Aparecida (HNSA), de Camaquã, é outra instituição que está enfrentando crise financeira, resultando em demissões em massa de trabalhadores, que seguem sem receber seus direitos trabalhistas. 

Dia de luta 

A programação de luta começará às 11h na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre, com o objetivo de informar a população e denunciar o descaso com a saúde do estado. Em seguida, às 13h, haverá uma caminhada até a Assembleia Legislativa para participar da audiência pública "Programa Assistir e seu reflexo nos trabalhadores dos hospitais que perderam verbas", organizada pela deputada Luciana Genro (PSOL), através da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Saúde. A audiência será transmitida online pelo YouTube e Facebook do Sindisaúde-RS.