Home > Notícias > DIA MUNDIAL DA SAÚDE - Na Tribuna do Povo da Assembleia RS, Sindisaúde-RS defende reajuste salarial e PL 2564 (vídeos e fotos)

08/04/2022 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE - Na Tribuna do Povo da Assembleia RS, Sindisaúde-RS defende reajuste salarial e PL 2564 (vídeos e fotos)

Ao longo do final da manhã e início da tarde de quinta-feira (7), o Sindisaúde-RS esteve, à convite da Presidência da casa, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde o presidente Julio Jesien e a vice-presidenta Claudete Miranda defenderam o reajuste salarial de 19% como reconhecimento ao heróismo dos trabalhadores da saúde durante a pandemia, bem como cobraram apoio político pela aprovação do PL 2564 no Congresso Nacional.

Jesien e Claudete na Tribuna do Povo

Às 11h, teve início ato em defesa das 30 horas e do piso salarial no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia. No ato, Claudete lembrou o caráter histórico da luta pelo piso. "Desde a regulamentação da profissão, não temos a identidade de dizer que temos um piso salarial digno. Pedimos que os parlamentares dessa Casa dialoguem com seus colegas senadores e deputados do Congresso Nacional e reforcem o pedido de apoio ao PL 2564", defendeu.

Claudete Miranda, vice-presidenta do sindicato

Já à tarde, na Assembleia, o presidente Julio Jesien falou sobre as dificuldades encaradas pela categoria na pandemia, em especial no interior do RS, onde muitas vezes sequer o piso mínimo regional é pago. Além disso, cobrou apoio ao reajuste salarial, cujo percentual pedido pela categoria é de 19%. "Difícil é tudo o que viemos comentando ao longo desse período. Mas entre o fácil e o difícil, nós precisamos de vocês é um pouquinho mais: valorização dos trabalhadores da saúde!", defendeu Jesien. Após Jesien, Claudete cobrou, novamente, apoio político ao PL 2564. E lembrou da importância de defender o SUS dos ataques do capital internacional, pois foi o maior sistema de saúde público do mundo que evitou uma catástrofe maior do que já foram os mais de 600 mil mortos no Brasil.

Julio Jesien, presidente do sindicato