Home > Notícias > FMSC - Confira a pauta final de reivindicações!

29/04/2024 - FMSC - Confira a pauta final de reivindicações!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Campanha Salarial 2024

Mais de 100 trabalhadores (as) da FMSC definiram as reivindicações que o Sindisaúde-RS deve encaminhar à gestão para a Campanha Salarial deste ano. A primeira votação ocorreu após o fim da assembleia de 24 de abril até meio-dia de 25 de abril, quando a categoria sugeriu, livremente, as reivindicações a serem incluídas na pauta. Já a segunda rodada de votação durou toda a sexta-feira (25), até as 20h, e a categoria pôde votar nas propostas que havia criado na primeira votação.

A solitação de reajuste salarial, por exemplo, ficou definida como "Aumento salarial de inflação + 10%". Como a data-base da FMSC é maio, o acumulado dos 12 meses anteriores ainda não está definido. Estima-se que o pedido final deva ficar entre 13,2% a 13,6%.

Confira, abaixo, os pedidos que integrarão a pauta de reivindicações de 2024!

Pauta de 2024: resultados finais

Os percentuais abaixo indicam a maior votação em cada uma das perguntas.

Com relação a recomposição salarial, qual das opções abaixo melhor contempla o pedido que devemos fazer à gestão?
Solicitar "Aumento salarial de inflação + 10%": 68,1%

Categoria buscará aumento real de 10% além da inflação

Com relação ao Vale Alimentação, qual das opções abaixo melhor contempla o pedido que devemos fazer à gestão?
Aumento para R$1.000,00: 43%

Com relação a plano de saúde,   qual das opções abaixo melhor contempla o pedido que devemos fazer à gestão?
Implantação do plano de saúde: 75,6%

Com relação a atestados médicos, marque as sugestões que você considera que devem constar da pauta final. Apenas sugestões com metade dos votos + 1 entrarão na pauta final.
Aceitação de atestados de todas as especialidades (como fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, ginecologista): 68.9%
Atm sem prejuízos ao paid/proquali: 54,1%

Com relação a banco de horas, marque as sugestões que você considera que devem constar da pauta final. Apenas sugestões com metade dos votos + 1 entrarão na pauta final.
direito de escolher se o pagamento de horas extras será em dinheiro e no mesmo mês das horas extras ou por hora dobrada: 60,7%

Dos itens abaixo, apenas aqueles com mais de 50% dos votos totais (maioria simples) irão compor a pauta final de reinvindicações.

Itens que receberam mais de 50% dos votos e também irão compor a pauta final de reivindicações

• Redução de jornada para 30 horas sem redução salarial (a atual gestão já deu esse benefício no passado aos funcionários da Prefeitura)
  • Auxílio combustível 250 reais/mês para os empregados que não desejarem utilizar o vale transporte
  • Quinquênio (10% do salário base)
  • Aumento da insalubridade para 40%

Comissão de negociação

A categoria definiu, ainda no 1º formulário de votação, pela manutenção da comissão do ano anterior.

Cota negocial ou sindicalização é JUSTIÇA com você!

O Sindisaúde-RS tem defendido, reiteradamente, o seguinte ponto de vista: a cota negocial, que é uma das únicas duas formas de financiamento dos sindicatos hoje, é uma questão de justiça dentre trabalhadoras(es). Esse argumento é muito simples: por mais que haja pessoas que acreditem que o sindicato "só quer o dinheiro da categoria", o fato é que, todos os anos, o Sindisaúde-RS garante uma série de direitos acima da CLT para todo mundo. Porém, sem a cota negocial, apenas sindicalizadas(os) mantém esse trabalho em pé, mesmo que TODO MUNDO aproveite o reajuste salarial e os direitos acima da CLT.

Ou seja: uma parte da base (sindicalizadas) se sacrifica pelo coletivo, enquanto outra parte só aproveita a parte boa.
Isso é justo? Achamos que não.

Assim, em 2024, o Sindisaúde-RS tomou uma medida sobre a cota negocial, sobre a qual muitas fake news de que o valor seria de centenas de reais são disseminadas por políticos patronais: colocamos no formulário de definição da pauta uma pesquisa apresentando uma série de influências práticas positivas que o Sindisaúde-RS tem na vida da(o) trabalhador(a). Queríamos entender por que pessoas que não são sindicalizadas usufruem de tantos direitos e, mesmo assim, se negam a contribuir para o coletivo.

O resultado foi muito interessante.
Do total de 135 votantes, 25 pessoas (18,5%)  disseram não ter conhecimento de nenhuma das influências positivas do Sindisaúde-RS na vida delas.

Do total de 135 votantes, 34 pessoas (25,2%) disseram que, após ler as informações, não irão mais entregar termo de oposição à cota negocial, ou que até iriam se sindicalizar.
Esse resultado deixa claro: muitas pessoas sequer sabem da importância que o Sindisaúde-RS tem na vida delas.

O sindicato, como sempre faz, abrirá prazo para entrega de termo de oposição à cota negocial caso nossas negociações sejam aprovadas por vocês em assembleia futura. Porém, mais do que nunca, pedimos: te conscientiza. Ou te sindicaliza online clicando aqui e não paga a cota negocial, ou pelo menos não nega a cota negocial, que é pelo bem do coletivo.

Olha só as informações que muita gente não tinha conhecimento!

Informações colocadas para conhecimento da categoria

• Eu sei que o reajuste salarial no Brasil não é lei, e que o meu só existe por causa da negociação do sindicato.
  • Eu sei que, pela CLT, eu NÃO TERIA Vale-Alimentação
  • Vale-Alimentação: eu sei que é  por causa dessa negociação do Sindisaúde-RS que recebo.
  • Eu sei que, se o sindicato não fechar negociação no ano, eu perco esses direitos acima e o reajuste, devido à ultratividade da norma.
  • Eu sei que sindicalizadas/os (sócias/os) do sindicato NÃO PAGAM a cota negocial.
  • Eu sei que TODO MUNDO recebe os direitos e reajuste salarial da negociação coletiva e que, SEM A COTA, quem financia esse trabalho todo são apenas as(os) sindicalizadas(os).
  • Eu sei que o valor do desconto da cota negocial é de apenas um dia de trabalho, uma única vez no ano.
  • Eu sei que posso me associar totalmente online no site do Sindisaúde-RS (www.sindisaude.org.br/filiacao)
  • Eu sei que a mensalidade de sócios e a cota negocial são, hoje, as únicas fontes de financiamento da atividade sindical.
  • Não sabia de nenhuma: 25 pessoas (18,5%) de um total de 135.

Nós queremos é a tua sindicalização, pois sócia(o) não paga!

Lembre-se: a cota negocial só é paga por NÃO SINDICALIZADAS/OS (NÃO SÓCIAS/OS), e o valor da cota é de apenas um dia de trabalho do ano, uma única vez. Já o valor da mensalidade social, caso você queira se sindicalizar totalmente online clicando aqui e não pagar a cota negocial de 2024, é de apenas 1% do salário-base.

Só pagarão cota negocial:
- trabalhadoras (es) não associadas ao sindicato;
- e apenas se a categoria aprovar a negociação que o sindicato fará a partir de agora com a gestão.

Cota foi aprovada por mais de 80% das(os) votantes