Home > Notícias > FUC - Valor remanescente da venda do hospital de Viamão será usado para pagamento de rescisórias de Alvorada

16/07/2024 - FUC - Valor remanescente da venda do hospital de Viamão será usado para pagamento de rescisórias de Alvorada

Letícia Giacomelli - Comunicação

Mediação realizada em 12 de julho

Após várias rodadas de mediação e muita mobilização da categoria, representada nas ações pelo Sindisaúde-RS e outros sindicatos, a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) se comprometeu em usar o valor remanescente da venda do hospital de Viamão, ou seja, o que sobrar após a quitação das dívidas trabalhistas com as(os) trabalhadores daquela unidade, para o pagamento das verbas rescisórias das(os) trabalhadoras(es) demitidas(os) do hospital de Alvorada, e/ou não aproveitados pela gestão João Paulo II.

A categoria enfrenta o descaso da Fundação desde o início do ano, quando a instituição deixou a gestão dos três hospitais que administrava na região metropolitana de Porto Alegre. As(os) trabalhadores foram dispensadas(as) sem pagamento, diante da argumentação da FUC que não havia verbas para o cumprimento de suas obrigações trabalhistas legais. Sendo o hospital de Viamão de propriedade do Cardiologia, e com a sinalização da intenção de venda, os sindicatos propuseram que os valores arrecadados com a negociação fossem direcionados para a quitação das dívidas com (as)os trabalhadoras(es) das três unidades, não somente de Viamão.

A confirmação da venda do imóvel foi feita pela FUC na mediação realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT4) na sexta-feira (12), informando que o último dia de trabalho em Viamão será em 31/07/2024. De acordo com a instituição, o saldo remanescente da transação, após pagamento  dos trabalhadores de Viamão, é estimado em aproximadamente R$ 1.170.000,00 (um milhão, cento e setenta mil), que será destinado às(aos) trabalhadoras(es) do hospital de Alvorada, dividido igualitariamente e de forma linear para cada trabalhador(a), e transferido via pix nas contas bancárias pessoais a serem indicadas por cada um(a) aos sindicatos. O pagamento do FGTS rescisório e multa de 40% será depositado nas mesmas contas indicadas pelas(os) trabalhadoras(es)

Aqui você precisa ficar muito atenta(o): VOCÊ vai fornecer essas informações para que possa receber os valores. É sua responsabilidade indicar uma chave pix ativa para isso.

Acesse o formulário e preencha os dados pedidos.

Crédito das fotos: Laura Glüer (Comunicação Sergs)