Home > Notícias > GHC - Acordos prorrogados para continuidade de negociações

26/03/2021 - GHC - Acordos prorrogados para continuidade de negociações

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Nesta quinta (25), aconteceu nova reunião de negociação entre entidades de classe e a gestão do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Na pauta, os Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) do Vale-Alimentação e Banco de Horas. Devido à proximidade dos vencimentos dos ACTs, ficou acordado que ambos serão prorrogados por 60 dias, permitindo a continuidade das negociações.

Sem a extensão dos prazos, o ACT do Vale perderia vigência em 31 de março, enquanto o do Banco de Horas terminaria em 31 de abril. Além disso, a prorrogação ocorre porque a gestão do GHC propôs a unificação dos dois ACTs em apenas um.

Encaminhamentos

A vice-presidenta do sindicato, Claudete Miranda, e o diretor Arlindo Ritter representaram o Sindisaúde-RS na reunião. "É importante essa prorrogação dos ACTs porque as entidades precisam avaliar, em conjunto, prós e contras dessa proposta de unificação dos Acordos. Além disso, a gestão não quer nenhum reajuste no Vale, enquanto a proposta da categoria, construída em assembleia, é de equiparação com o valor do Hospital de Clínicas, que é de R$ 494,94, acrescido do INPC do período", explicou Ritter.

A gestão do Grupo invoca a Lei Complementar nº 173 do Governo Federal, a qual, entre outros pontos, congela salários e benefícios até 31 de dezembro de 2021. Quanto ao Banco de Horas, a proposta é de renovação do ACT,  respeitadas as peculiaridades firmadas por cada entidade sindical.

Com isso, as entidades definiram que devem realizar nova assembleia com os trabalhadores do Grupo, na qual será avaliada a proposta de unificação dos ACTs. Além disso, será submetido à deliberação da categoria renovar ambos os ACTs por 2 anos, com a condição de que, em 90 dias, as partes voltem à Mesa Permanente de Negociação para conversar novamente sobre o reajuste do Vale-Alimentação.

Reunião foi virtual