Home > Notícias > GHC – Após 3 anos sem resposta, trabalhadoras (es) da nutrição fazem ato por melhores condições

06/02/2023 - GHC – Após 3 anos sem resposta, trabalhadoras (es) da nutrição fazem ato por melhores condições

* com informações e fotos da Aserghc e diretor Carlos Alexandre Silveira

Após três anos de tentativas infrutíferas junto à coordenação direta do setor de Nutrição do GHC, as (os) trabalhadoras (es) da assistência do setor realizaram, na manhã de hoje, uma mobilização para obter, enfim, resolução para suas demandas internas. Como a coordenação direta não faz seu trabalho, a organização da categoria busca com que a própria gestão do GHC atenda às necessidades de melhores condições de trabalho, especialmente quanto à sobrecarga.

Após o ato, que contou com presença massiva da diretoria do sindicato, Sindisaúde-RS e Aserghc encaminharam um ofício à direção do Grupo, informando as necessidades da categoria no setor. O ofício foi uma formalização solicitada pelo diretor-presidente do GHC, Claudio Oliveira.

O movimento ocorre quatro dias após o princípio de incêndio no setor da Emergência do Hospital Conceição. Além de falhas na gestão de recursos humanos da gestão, há necessidade de cuidados com a infraestrutura.

Trabalhadoras e dirigentes sindicais se reuniram com a gestão do Grupo

Após, sindicato e Aserghc entregaram ofício diretamente à gestão do GHC, formalizando as necessidades do setor

Palavra do Sindisaúde-RS

“Importante enfatizar que nenhum usuário do GHC ficou sem alimentação, tanto no movimento de hoje quanto no princípio de incêndio na semana anterior. Ou seja, há o melhor cumprimento possível das tarefas pelas colegas da Nutrição. Porém, a intransigência da coordenação direta em não resolver problemas já há 3 anos levou a esse tensionamento da categoria”, explicou Claudete Miranda, vice-presidenta do sindicato. Os diretores Arlindo Ritter e Valmor Guedes também participaram ativamente do movimento.

Demandas da Nutrição

As necessidades abaixo foram encaminhadas no ofício enviado pelo Sindisaúde-RS e pela Aserghc à gestão. A principal é a sobrecarga de trabalho, pois a falta de pessoal provoca a necessidade de dobra de turno (trabalhar pela manhã e pela tarde). Ou ainda de realização de funções que deveriam ser realizadas por técnicas (os) de nutrição. O alto índice de horas-extras praticado no setor ajuda a confirmar a falta de pessoal.

Demandas internas do setor de Nutrição

-Elaboração de redimensionamento adequado, a fim de estancar a sobrecarga e manter a qualidade do atendimento ao usuário.

-Utilização imediata da Copa do 4ºI , que se encontra pronta para uso.

-Revisão e manutenção dos carrinhos utilizados, visto que os novos carrinhos não são funcionais para os alimentos que o setor necessita transportar diariamente.

-Retirada das pessoas que integram o programa Jovem Aprendiz da escala de trabalho.

-Conserto do ar condicionado do 1º e 2º andar.

-Espaço de escuta para as Atendentes, diante da falta de oportunidade de dialogar com a chefia direta.

-Garantia de não represália por parte da gestão às trabalhadoras que apresentaram as reivindicações do setor.

Dirigentes sindicais e trabalhadoras em reunião

640 640_2 640_6 640_7