Home > Notícias > GHC - Assembleia tem maior participação, avança na mobilização e aprova "Almoço da Luta"!

31/03/2023 - GHC - Assembleia tem maior participação, avança na mobilização e aprova "Almoço da Luta"!

Júlio Câmara - Comunicação

Convocadas (os) pelo Sindisaúde-RS, Aserghc e demais sindicatos da saúde, trabalhadoras (es) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) se reuniram em assembleia geral na tarde de ontem (30) para dar continuidade ao movimento por um novo Acordo Coletivo de Trabalho.

Entre os encaminhamentos, uma nova assembleia na próxima semana, dessa vez acompanhada de um "Almoço da Luta" para mobilizar colegas que ainda não se juntaram à luta coletiva. A ação do "Almoço da Luta" foi realizada pela primeira vez no HCPA em 29 de março com bastante êxito, será repetida no Cardiologia, e agora ocorrerá também no GHC.

Confira mais abaixo todas informações!

A participação das (os) trabalhadoras (es) aumenta a cada assembleia

Abrindo a assembleia, o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, explicou que o objetivo agora é manter a lógica de mobilização a partir do relato de como está o movimento e as negociações em torno das reivindicações. As negociações estão sendo feitas com a equipe de transição representada por Gilberto Barichello e Quelen da Silva, que devem assumir a diretoria do GHC até o dia 14 de abril. “Esperamos que o novo governo esteja olhando para o trabalhador. Nós, de qualquer maneira, brigamos pela categoria. Então, se melhora a nossa relação com essa direção, beleza. Mas, se não melhora, vamos brigar com quem tiver que brigar”, declarou Jesien.

O diretor do Sindisaúde-RS e da Aserghc, Valmor Guedes, continuou a assembleia reforçando a importância da unidade todas as categorias profissionais do GHC. “Nós precisamos estar juntos porque, se não estivermos, não interessa a direção. Porque quem estiver no poder vai aplicar o que manda o Governo Federal, cujas políticas vem do Congresso Nacional, das negociações com o Centrão. Precisamos entender isso para poder enfrentar o que vier”, explicou Guedes. Em seguida, ele relatou como foi a mesa de negociação, realizada no último dia 27, a partir das três prioridades aprovadas na última assembleia. Segue um resumo:

Resumo da reunião de 27 de março

• Vale-Alimentação
    A gestão afirmou que a proposta de reajuste para R$821,79 está sendo tratada com a SEST. A resposta está prevista para o dia 10 de abril.
  • 180 horas da higienização
    Relataram que entregar um estudo para o governo destacando os problemas de saúde que serão reduzidos aprovando a jornada de 180 horas. Os representantes da futura direção disseram que essa será uma prioridade logo após a posse.
  • Saúde do Trabalhador
    Assumiram o compromisso de reabrir um ambulatório para atendimento do trabalhador logo após a posse, com atendimento de clínico geral, ginecologia, traumatologia e outras especialidades.

Administradoras (es) em luta

Administradoras (es) estão engajados na luta coletiva

Eliane Fortunato Brigoni, diretora do Sindicato dos Administradores do RS (Sindaergs), reforçou a unidade representada pela assembleia. A sindicalista informou que os administradores consideram muito importante a pauta salarial, pois fazem parte da categoria com ensino superior que tem o salário mais baixo. “Nós estamos em uma luta conjunta, vamos brigar pelas pautas de todas as categorias” afirmou.

Arlindo Ritter, presidente da Aserghc e diretor do Sindisaúde-RS lembrou que o arrocho salarial dos administradores foi implantado pela direção que está voltando. "É necessário corrigir esse erro histórico, que fez com que as (os) administradoras (es) recebam a metade do salário de colegas de ensino superior", disse Ritter.

180 horas: Sem respostas, a higienização vai parar

A falta de uma resposta concreta sobre a demanda da jornada de 180 horas para o pessoal da higienização faz com que as (os) trabalhadoras (es) se preparem para um movimento de greve. O prazo para um retorno positivo é 10 de abril, data em que a equipe de transição promete novidades.

Novamente, Arlindo destacou que a pauta da higienização é prioridade máxima na negociação. “São 178 trabalhadores que faltam na higienização. No dia da posse, vamos em peso apoiar a higienização nessa reivindicação. Assumiu tem que implantar. Que se virem!”, afirmou.

Pessoal da higienização está impaciente com a falta de resolução concreta para as 180 horas

Compromisso pela revogação de penalidades

A futura gestão assumiu o compromisso de montar uma comissão para avaliar as penalidades que foram aplicadas nos últimos 4 anos que desconsideraram o princípio do contraditório e o direito à ampla defesa. A revogação dessas punições está entre as reivindicações do Sindisaúde - RS porque se trata de uma série de casos de injustiça contra funcionárias (os) que chegaram a resultar em demissões por justa causa.

Prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho atual

A assembleia aprovou a prorrogação do atual Acordo Coletivo de Trabalho por 60 dias. O objetivo é garantir que não se perca o Vale-Alimentação e utilizar o tempo para avançar nas negociações.

Nova assembleia com "Almoço da Luta": quinta-feira, 6 de abril

Para fortalecer a agenda de mobilização, foi encaminhado para a próxima quinta-feira, 6 de abril, um “Almoço da Luta” a partir das 11h, antecedendo a nova assembleia geral marcada para o mesmo dia com a primeira chamada às 13h e a segunda, e definitiva, às 13h30. O local é, novamente, em frente ao ambulatório do Conceição.

DSC_0952 DSC_0943 DSC_0964 DSC_0971 DSC_0960 DSC_0937 DSC_0974 DSC_0977